Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

A IMPORTÂNCIA DO FIO DENTAL QUE NEM TODOS RECONHECEM!


É unânime a importância da escovação para a saúde bucal, não há quem discuta! Mesmo que ainda haja alguma discussão em relação ao flúor na pasta de dente infantil (sim, ela precisa ser fluoretada, e ter entre 1100 e 1450 ppm, pastas com menos flúor não garantem proteção contra as cáries, é uma recomendação de todas as autoridades, nacionais e internacionais em Odontologia).

Bem, o fato é que com o fio dental a história é diferente! Infelizmente!

Em uma espécie de pesquisa de campo, ou um conhecimento empírico, percebemos que as pessoas não dão o devido valor a este importante auxiliar da saúde bucal! Na verdade, ele é mais do que um auxiliar, ele é um parceiro mesmo!

Perceba que a escova não consegue limpar os espaços interdentais. Então, como seria possível dentes realmente limpos sem o uso do fio?

Algumas pessoas pensam que a sujeira só está lá se a sentirem! Aí então fazem uso do fio. Mas isso está longe de ser uma verdade! É fácil comprovar isso, basta passar o fio dental após uma refeição que, mesmo onde não é possível “sentir”, irá surgir algum resíduo, mesmo que não em todos os dentes.

Então, nosso intuito aqui é explicar a grande importância do fio dental!!

O ideal é que seu uso seja feito antes da escovação, para que a escova termine de limpar os dentes e leve os resíduos embora. Você pode, até mesmo, passar um pouquinho de pasta no fio antes de utilizá-lo, ajudará a levar a pasta nos lugares mais difíceis, além de deixar um gostinho bem agradável.

Uma dica interessante, principalmente para aqueles que se queixam que é desconfortável usar o fio por conta de dentes muito juntos, é usar a fita dental, que nada mais é do que um fio com perfil achatado, ele entra com mais facilidade entre os dentes.

Independente de escolher o fio ou a fita, é importante salientar que o fio deve entrar na gengiva circundando cada dente, como se estivesse “abraçando” os dente de um lado e do outro entre as papilas da gengiva. Ah! Se tiver sangramento, isso é sinal de que está ficando bactérias acumuladas na gengiva, e não que você está machucando a gengiva.

Então, intensifique o uso do fio dental, e se não melhorar em um prazo máximo de uma semana, procure seu dentista para um exame criterioso e saber a causa do sangramento. Além disso, existe o passa-fio, que facilita o trabalho, principalmente para os pais que tem dificuldade de passar o fio nas crianças. É possível encontrá-lo em farmácias, mas lembre-se o ideal é o pegar um pedaço de fio que você possa passá-lo ao longo do fio todo, e não ficar restrito ao fio de suporte que tem um espaço livre pequeno.

Bem, opções de marcas e até sabores não faltam! Por isso, faça sua escolha - caso você ainda não tenha o hábito - e passe a utilizar o fio todos os dias, após a última refeição do dia (já é suficiente). Você irá notar como sua saúde bucal será melhor, é notável a melhora no hálito também! Ou seja, são muitos benefícios e um ato muito simples de ser praticado!

Gostou desta dica? Compartilhe com seus amigos e familiares! Ajude a disseminar boas práticas de saúde! :D

EQUIPE DRA ELIANE GARCIA

#fiodental #higienebucal

201 visualizações0 comentário