top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

ATENDIMENTO HOSPITALAR NA ODONTOPEDIATRIA


A anestesia é um recurso extremamente importante na área da saúde e, muitas vezes, indispensável. Porém, seu uso deve ser associado a uma análise criteriosa de todas as variáveis envolvidas.

Em Odontopediatra, o profissional conta com diversas técnicas de manejo comportamental, a fim de estabelecer o melhor atendimento possível, preferencialmente com a colaboração do paciente. Quando a situação é favorável, o profissional consegue concluir o tratamento utilizando as técnicas mais convencionais, como a anestesia local.

Porém, nem sempre as estratégias disponíveis são suficientes. Nestes casos, o profissional precisa estabelecer outras medidas para poder realizar a intervenção necessária, principalmente quando a situação se mostra inadiável ou emergencial.

Nestes casos, que podem se caracterizar por pacientes com ansiedade a níveis extremos ou, principalmente, por pacientes com necessidades especiais, a anestesia geral se torna um recurso necessário.

O tratamento odontológico sob anestesia geral é realizado em ambiente hospitalar, sob atendimento e responsabilidade do Médico Anestesiologista durante todo o procedimento, que irá submeter o paciente a uma avaliação pré-anestésica para evitar complicações, que irá detectar possíveis fatores de risco associados ao paciente, permitindo prepará-lo da melhor maneira para a cirurgia.

A ANESTESIA GERAL

Os riscos da anestesia geral são bastante baixos e a ocorrência de complicações que podem levar à morte são extremamente raras. As reações e efeitos colaterais mais comuns de uma anestesia geral são náuseas e vômitos.

É importante lembrar que os riscos estão muitas vezes relacionados com o estado de saúde da pessoa, doenças pré-existentes (diabetes, problemas cardíacos e respiratórios, alergias) e a própria complexidade da cirurgia. Em pacientes saudáveis ou sem doenças graves, as chances de ocorrer um evento grave durante uma cirurgia devido à anestesia é muito pequena.

Desde que aplicada por profissionais bem capacitados, a anestesia geral é muito segura, pois com todos os equipamentos disponíveis atualmente é possível manter o controle total sobre as funções vitais do paciente e agir rapidamente caso ocorra algum problema. Além disso, a qualidade dos medicamentos atuais diminui muito os efeitos indesejados de uma anestesia geral.

190 visualizações0 comentário
bottom of page