top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

Obesidade em crianças e adolescentes como fator desencadeante da cárie dentária


Entre os fatores mais influentes para a presença da cárie, estão os açúcares na dieta, as bactérias na boca, a presença de dentes suscetíveis (quando combinados com a falta de higiene bucal) e condições precárias de vida.

Na maior parte das vezes, a obesidade está associada a uma má alimentação. De fato, a alimentação é a responsável pela maior parte dos casos de ganho de peso, salvo exceções onde existem problemas metabólicos. Embora a cárie dentária e o peso corporal estejam relacionados por meio do componente dietético, especialmente quando somada à higiene bucal inadequada.

Embora a má alimentação seja fator desencadeante para diversos males, entre eles doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, não podemos afirmar categoricamente que uma pessoa que se alimenta mal, não cuide de sua higiene bucal. Porém, qualquer alteração na dieta é de fundamental importância.

É bastante plausível acreditar que a alta ingestão de alimentos ricos em carboidratos (responsáveis pela maior parte dos casos de sobrepeso), associada a uma rotina de muitos afazeres, como estudo e outras atividades comuns aos adolescentes e crianças e a falta de maturidade em relação a certos assuntos, levem a uma despreocupação maior em relação aos cuidados com a higiene bucal. Logo, a obesidade pode ser um indício de uma maior prevalência de cáries.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

A alimentação é a principal fonte de saúde, seguida das atividades físicas e hábitos de higiene. Por isso, nunca deve ser negligenciada em função da correria do dia a dia ou qualquer outra situação. Organize sua rotina para conseguir manter uma alimentação saudável para você e sua família. Hoje em dia, existem muitas opções saudáveis para quem não tem tempo para preparar a própria refeição, informe-se em sua região onde encontrá-las.

HIGIENE BUCAL

Uma boa alimentação já favorece a saúde bucal, bastando manter a rotina de cuidados diários e a visita periódica ao dentista. Lembre-se: prevenir é mais fácil, mais barato e não dói!

FICA A DICA:

- Cuide de sua alimentação e a de sua família; - Crie uma rotina de hábitos saudáveis, entre eles, a higiene bucal; - Pratique exercícios físicos.

78 visualizações0 comentário
bottom of page