Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

A FONAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA VOZ


A FONAÇÃO

A voz é o maior canal de comunicação do ser humano e reflete o que somos e como pensamos. Quando manifestamos a voz para nos expressarmos a transformamos em linguagem. Para tanto, é necessário que o Sistema Nervoso Central associe e organize as funções motoras envolvidas neste processo e as experiências adquiridas no meio externo. O aparelho motor oral desempenha a função de nutrição, respiração e articulação de sons. A diversidade de funções executada pelo aparelho motor oral exige de seus músculos atividades específicas de forma dissociada e sincronizada.

O desenvolvimento dos movimentos orais que permitem a fala, se dá com as diferentes fases de alimentação, da capacidade respiratória e da coordenação motora. A respiração, a fonação e o desenvolvimento motor global são ações coordenadas desde o choro.

Com o crescimento, o bebê muda sua qualidade vocal iniciado por um som exclusivamente nasal ao nascimento para uma fase, de sons tanto nasal como oral. Além do choro, podemos observar alguns sons articulados. Novos sons vão surgindo de acordo com o desenvolvimento das estruturas físicas e funções orais, que passam a ficar cada vez mais complexos.

Pouco antes de completar um ano surge o estágio de uma palavra, produzida de maneira diferente e com uma representação também diferente, podendo significar até mesmo um pensamento. A criança deverá estar apta ao completo desenvolvimento da fonação por volta dos quatro anos. DISTÚRBIOS DA FALA - DISFONIA

A disfonia pode ser definida como sendo qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz.

Podem se dar por problemas de desenvolvimento de alguma estrutura física, por algum problema relacionado ao Sistema Nervoso Central ou ainda por questões psicológicas. Ou seja, um adequado desenvolvimento cognitivo depende da interação entre o biológico, neurológico e o social.

Qualquer comprometimento da função aérea pode provocar um efeito direto sobre a fala e sobre a voz. Em respiradores orais as funções de fala, mastigação, deglutição e voz podem estar alteradas.

Sendo assim, quando falamos do desenvolvimento oral do bebê, estamos falando de todo um sistema que pode ser comprometido por hábitos ruins, como uso de mamadeiras, chupetas, sucção de dedo, introdução alimentar errada etc.

O acompanhamento do desenvolvimento do bebê por profissionais da saúde é fundamental para garantir um bom desenvolvimento, tanto em função de orientações saudáveis como para detecção de problemas que, tratados precocemente, irão minimizar o comprometimento da saúde da criança.

#fonação

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo