top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

DISCIPLINA POSITIVA PARA CRIANÇAS ACIMA DE 2 ANOS (Grátis: quadro de incentivo)

Atualizado: 6 de out. de 2021


No texto anterior, falamos sobre disciplina positiva para crianças até 2 anos, se você perdeu, pode ler AQUI.

Hoje, vamos falar de uma ferramenta super bacana para aplicar em crianças acima de 2 anos, que é o quadro de incentivos. É claro que existem outras ferramentas e possibilidades. Os pais devem continuar aplicando os fundamentos da disciplina positiva apresentados no texto anterior e buscar novas formas de manter em prática os ensinamentos, sempre focando na positividade, carinho, clareza e respeito, em todas as fases da criança.

Preparamos um quadro bem alegre para os pais imprimirem e colocar em prática! Deverá ser utilizado um por semana e pode ser impresso em casa mesmo!

Para baixar gratuitamente o quadro CLIQUE AQUI!

Como já falamos anteriormente, a disciplina positiva sempre leva em consideração a participação da criança, sua autonomia, em como fazê-la se sentir importante e em como mostrar a ela que seus passos são reconhecidos. Por isso, o quadro de incentivos é uma ferramenta muita interessante.

É preciso entender que o quadro é para ser algo sempre positivo, nunca usado como ferramenta de chantagem! Os pais devem ponderar quais tarefas são pertinentes à idade da criança e mostrar a ela que ela pode contribuir e desempenhar um papel importante no núcleo familiar. Não é preciso usar figuras negativas para o que a criança deixou de fazer, use apenas as figuras positivas e deixe em branco os quadros que não foram atendidos. Os pais devem combinar com a criança o incentivo que ela irá receber ao final de cada semana e conversar com a criança, com firmeza e amorosidade, as regras do quadro.

Abaixo, listamos algumas das tarefas que podem ser inseridas no quadro. Não esqueçam da higiene bucal! Hábitos de higiene saudáveis reverberam em vários aspectos positivos para a vida da criança! 😊

SUGESTÃO DE LISTA DE POSSÍVEIS TAREFAS:

Escovar os dentes Guardar os brinquedos Arrumar a cama Comer bem Lavar as mãos Tomar banho Fazer a tarefa Não brigar Ser gentil Respeitar Regar as plantas Colocar a roupa suja no cesto Tirar a louça da mesa

Guardar roupas e sapatos Pendurar a toalha Apagar as luzes Dormir cedo

LINK PARA DOWNLOAD DO QUADRO (PDF)

341 visualizações0 comentário
bottom of page