Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

O LASER NA ODONTOLOGIA

Atualizado: Fev 4


O laser já ocupa diversas funções, nos mais diversos segmentos, sendo consagrada como uma importante tecnologia. Na Odontologia, seu uso está bastante popularizado, atuando da prevenção e terapêutica à estética e cirurgia.

A luz laser atua em diversos tecidos de forma seletiva e seus benefícios são obtidos pela absorção da sua energia pelo tecido.

Por ter diferentes comprimentos de onda, com diferentes características e comportamentos, o laser se torna amplamente aplicável. Além disso, é um procedimento minimamente invasivo, oferece conforto, menos dor e resultados mais rápidos e satisfatórios aos pacientes odontológicos.

Dentre os equipamentos disponíveis, estão os lasers de alta e de baixa potência. No consultório da Dra. Eliane Garcia, o laser de baixa intensidade é utilizado na clínica diária, pois sua aplicação é ampla nos procedimentos rotineiros.

APLICAÇÕES DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE

Entre as principais aplicações do laser de baixa intensidade, estão a analgesia, reparação tecidual, redução de edemas, efeito anti-inflamatório, clareamento dental, diminuição da sensibilidade.

TRATAMENTO DE LESÕES

Em lesões como o herpes labial, aftas, úlceras traumáticas, estomatite, o laser de baixa potência ajuda na redução do dor, da inflamação e na reparação tecidual, trazendo muito conforto ao paciente.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CÁRIE

No diagnóstico, o laser opera em uma potência muito baixa, sem alterar o tecido. É emitida uma luz visível, que é absorvida pela superfície dos tecidos e indica se o esmalte está em processo de desmireralização, por exemplo, ou se há outras lesões. Já no tratamento, é uma alternativa ao desconforto da vibração provocada pela técnica convencional e com menor risco de contaminação.

USO SEGURO

Para fazer uso do laser, o profissional precisa receber treinamento e atualização específicos a fim de evitar danos aos pacientes. Para isso, o profissional precisa conhecer bem os métodos, suas propriedades, contraindicações e a manipulação correta do equipamento.

Portanto, apesar do laser fazer parte do cotidiano de vários consultórios, o paciente precisa se certificar que está escolhendo um profissional capacitado para a prática.

#LASER #LASERODONTOLOGICO

#laser

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo