• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

BIOSSEGURANÇA E A QUALIDADE NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Biossegurança é conjunto de ações destinadas à prevenção e minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades profissionais, tanto para a equipe de assistência quanto para o paciente.

Desta forma, o meio ambiente e o cuidado com as áreas físicas que envolvem o atendimento clínico tornam-se tão importantes quanto os procedimentos preventivos, estéticos e funcionais específicos da área.

As condutas de biossegurança odontológica permitem prestar um serviço de melhor qualidade, além de promover melhorias em sua própria segurança ocupacional. Rotinas, normas, procedimentos de esterilização e desinfecção, além dos cuidados com o meio ambiente pelo gerenciamento dos resíduos de saúde precisam estar incorporados ao atendimento.

TRANSMISSÃO DE DOENÇAS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A transmissão pode ocorrer do paciente para a equipe odontológica, da equipe para o paciente e até mesmo de paciente para paciente.

Os preceitos mínimos do controle de infecção são:

• Esterilização de instrumentos • Insumos descartáveis • Barreiras de proteção • Higiene de mãos • Uso de Equipamentos individuais de proteção, como: luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, aventais e sapatos fechados.

O assunto é muito sério, trata-se de doenças que vão das mais facilmente tratáveis até a fatais. Por isso, ao escolher um profissional para cuidar da saúde bucal, principalmente de crianças, deve-se buscar informações criteriosas sobre a clínica e o profissional.

O LÚDICO NA BIOSSEGURANÇA

Na Odontopediatria, especificamente, o lúdico precisa estar incorporado a todas as atividades profissionais, inclusive em relação à segurança.

No consultório da Dra. Eliane Garcia são utilizados óculos de proteção temáticos, aventais de personagens e outros itens de proteção que, além de garantirem a segurança dos pacientes, colaboram para que o paciente infantil se sinta em um ambiente acolhedor e alegre, permitindo que ele colabore com o profissional durante o tratamento.