Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

PASTAS REGENERADORAS DE ESMALTE: SAIBA SE FUNCIONAM!

Atualizado: Fev 4


avanço tecnológico tem proporcionado o desenvolvimento de novos produtos para os cuidados com a saúde, porém, é preciso cautela e a orientação de um profissional para que se entenda quais são os reais benefícios que oferecem e como utilizá-los corretamente.

De forma geral, os produtos modernos costumam apresentar os benefícios que anunciam, como clarear - sutilmente - os dentes, regenerar etc, já que existe uma ampla fiscalização na área da saúde, porém, é sempre bom lembrar que, nem sempre isso acontece, e os resultados podem não ser fiéis aos que vemos nos comerciais, muitas informações sobre um produto que promete muitos benefícios vêm com observações minusculamente escritas em suas embalagens, é preciso atenção!

Um exemplo atual e que gera grande interesse dos consumidores, são as pastas que prometem regenerar o esmalte do dente.

Elas funcionam? Sim e não!

O que acontece é que elas são boas aliadas nos estágios iniciais e invisíveis da erosão. Fazendo o uso correto, elas podem ajudar a regenerar as estruturas que estão levemente enfraquecidas pelo início da erosão, que é um processo lento ocasionado por ácidos (e não bactérias!), ocasionada por consumo de diversas comidas e bebidas.

Dentes que já estão com a estrutura danificada visivelmente não conseguirão resultados efetivos, não há comprovação científica que esses produtos consigam reverter tal quadro, nesses casos é preciso a intervenção de um profissional, que poderá determinar o melhor tratamento, dependendo da extensão do problema.

PREVENÇÃO

Então, podemos dizer que as pastas dentais regenerativas têm uma ação preventiva, fundamentalmente. Seu uso regular faz com que os componentes minerais se juntem aos dentes e os fortaleça.

Considerando que todos os dias os dentes sofrem ataques ácidos, provenientes de comidas e bebidas comuns à nossa alimentação, podemos dizer que o uso de tais produtos é interessante e oferece mais benefícios que os cremes dentais comuns, com seu fator de proteção a mais.

Vale dizer que, como qualquer outro produto destinado à higiene, seu efeito só é conseguido mediante seu uso contínuo, o que significa que, se você parar de usá-lo, seus dentes ficarão tão suscetíveis aos problemas quanto antes de usá-lo.

Por ser um produto mais caro, nem sempre seu uso é viável. Sendo assim, o melhor caminho para a saúde bucal é manter uma higiene rígida, com a escovação e uso do fio dental após cada refeição, cuidados com a alimentação (principalmente das crianças) além de visitas periódicas ao Odontopediatra.

Seguindo todas as orientações profissionais, você não precisará necessariamente utilizar nenhum outro produto além dos convencionais.

#pastaregeneradora #esmaltedodente

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo