• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

LESÕES NA BOCA DO TIPO MUCOCELES: O QUE SÃO E QUAL O TRATAMENTO?

Atualizado: 22 de set. de 2021

Mucoceles (também conhecidos como cistos, por conterem líquido em seus interiores) são lesões benignas, geralmente causadas por hábitos parafuncionais, ou seja, hábitos prejudiciais, como sucção ou trauma local, que surgem após o rompimento de um ducto de glândula salivar menor, que são as mais propensas a se romperem, principalmente por mordidas acidentais nessa região.

De cor azulada, não costuma causar dor, porém pode incomodar, sendo mais frequente em crianças do que em adultos.

Geralmente ocorrem no interior dos lábios, mas também podem se formar na língua, céu da boca e no interior das bochechas. É levemente azulada ou transparente e seu diagnóstico é clínico.

TRATAMENTO

Na maioria das vezes, a mucocele não requer tratamento, pois geralmente se romperá sozinha. Caso o a criança relate muito incômodo ou irritação, o odontopediatra poderá realizar um tratamento a fim de drenar o líquido, realizado com anestesia local. Uma outra opção de tratamento é a remoção cirúrgica do cisto, que dependerá da indicação constatada pelo profissional.

Existem outras lesões que se assemelham com a mucocele, e que podem ser graves. Por isso, é importante que o profissional seja capacitado para analisar se a lesão deve ser submetida a um exame histopatológico.

PROCURE SEMPRE AJUDA PROFISSIONAL

Por ser uma lesão comum, muitas pessoas ignoram os riscos e buscam informação apenas superficialmente. Porém, é preciso que um diagnóstico seja feito pelo profissional capacitado, que saberá conduzir o diagnóstico e tratamento adequado.

Vale lembrar que crianças e adolescentes devem ser, preferencialmente, consultados por um Odontopediatra, que possui conhecimentos específicos desses indivíduos.

2.190 visualizações0 comentário