Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

CÁLCULO DENTAL NA INFÂNCIA

Ainda que não seja um problema prevalente na população infantil, o cálculo dental – também conhecido popularmente como tártaro – também afeta crianças e pode, ainda, indicar um tendência a problemas periodontais.


Ou seja, algumas crianças possuem predisposição para a formação do cálculo, ainda que façam a escovação na frequência ideal.


Isso significa que esse paciente precisará, além do acompanhamento regular no consultório odontopediátrico, aprender e exercitar uma técnica específica de escovação para tornar a limpeza mais efetiva.


Em muitos casos, a tendência para a formação de cálculo pode estar relacionada com uma pré-disposição ao desenvolvimento da periodontite e problemas que podem comprometer a estrutura óssea. Sendo assim, a escovação correta também visa a evitar sangramentos, que podem agravar o caso.





COMO SE FORMA O CÁLCULO


Nossa saliva, juntamente com restos de alimentos, formam na superfície dental uma película rica em glicoproteínas, o que favorece a colonização por bactérias. Essa película, também chamada de biofilme é a famosa placa bacteriana que, quando não removida corretamente, passa a concentrar cálcio e fosfato, fazendo com que o biofilme se calcifique, formando a massa dura característica do cálculo.


Muitas vezes, mesmo com a escovação correta, essa massa não é removida, apenas com o procedimento no consultório.


Além disso, é importante salientar que o cálculo pode se localizar acima ou abaixo da margem da gengiva, ou seja, supragengival ou subgengival.


Quando o cálculo está acima da margem da gengiva, mais provável é que os problemas periodontais se estabeleçam. Por isso, o diagnóstico precoce é extremamente importante.


TRATAMENTO


Após o diagnóstico clínico, o Odontopediatra fará a remoção do cálculo com ferramentas próprias e realizar a profilaxia. Caso o paciente apresente outros problemas associados, o profissional estabelecerá um protocolo para tratamento e prevenção de maiores problemas. Além disso, o paciente será orientado a como realizar a higienização e o que evitar para que o problema não se agrave, como a ingestão de alimentos rico em açúcares.


#calculo #cálculo #calculodental #cálculodental #tartaro #tártaro #periodontite

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo