Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

CÁSEO - AS BOLINHAS NA GARGANTA E O QUE PROVOCAM

Atualizado: Fev 4

TAGS: CÁSEO, BOLINHAS NA GARGANTA, CÁSEUM.


Neste blog, já abordamos os diversos males que uma higiene bucal precária pode ocasionar, havendo uma série de problemas que afetam todo o organismo.


Neste contexto, não teríamos como manter a saúde da garganta sem uma boa higienização bucal. Uma das patologias que afetam essa região, que tem como causa o acúmulo de restos alimentares, é o cáseo (ou caseum) amigdaliano, popularmente chamado de bolinha na garganta.


Trata-se de uma massa clara e pastosa que se prende às tonsilas palatinas (nome atual das amígdalas), cujo mal odor provoca, entre outros sintomas, mau hálito. O sistema imunológico age calcificando essa massa, originando o cáseo em si. Além disso, pacientes relatam desconforto e dor.


Algumas pessoas possuem pré-disposição ao acúmulo dessa substância, isso porque possuem pequenas saliências em suas tonsilas palatinas, como se fossem microcrateras. Neles, a comida ingerida acaba de acumulando, o que atrai as bactérias que se encontram na boca.


Outro grupo de pessoas mais propensa ao problema é o que faz uso contínuo de certas medicações, como antidepressivos e anti-hipertensivos, que diminuem a produção de saliva, cuja função é lubrificar e diluir os alimentos, proteger contra bactérias e umedecer a boca. Ou seja, menos saliva significa menos proteção contra as bactérias.


A evolução do cáseo pode ser uma infecção da garganta.


O tratamento pode ser medicamentoso - com uso de antibióticos, anti-inflamatórios, gargarejo com soluções salinas e antissépticas - ou até mesmo cirúrgico, dependendo da extensão do problema. O laser é uma tecnologia também utilizada no tratamento.


A principal forma de prevenir o cáseo é a higiene bucal, realizada com a escovação e o uso diário do fio dental. A correta higienização deixará a cavidade bucal livre de micro-organismos nocivos.


O atendimento à criança, o Odontopediatra é um dos profissionais da saúde capacitados para o diagnóstico e tratamento do problema. Lembrando que é o acompanhamento contínuo com esse profissional, somado à boa higiene bucal, que irão prevenir este e tantos outros males.

#caseo #caseum #bolinhanagarganta #bolinhasnagarganta #tonsilapalatina

69 visualizações0 comentário