Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

CISTOS NA BOCA DO RECÉM-NASCIDO: O QUE PODE SER?

Atualizado: Fev 4

Nódulos de Bohn e cistos de lâmina dentária são dois tipos de lesões comuns presentes na cavidade bucal, também conhecidas como cistos de inclusão, presentes em cerca de 80% dos bebês recém-nascidos. Não são dentes!




Geralmente, aparecem em grupos de 2 a 6 cistos e possuem coloração branca, amarelada ou acinzentada. A localização dos cistos irá determinar sua classificação: os Nódulos de Bohn afetam as áreas da gengiva, já as Pérolas de Epstein se apresentam no céu da boca (palato médio).


Resumidamente, são estruturas remanescentes da lâmina dentária que se proliferaram para formar pequenos cistos queratinizados.


Essas lesões podem desaparecer ainda na fase intrauterina ou, quase sempre, até os 3 meses de vida do bebê. São indolores e não ocasionam nenhum tipo de agravamento. Portanto, nenhum tratamento é necessário.


No entanto, é imprescindível o diagnóstico realizado pelo Odontopediatra, pois é ele o profissional especializado na saúde bucal de bebês e crianças, capazes de prestar um atendimento compatível com a faixa etária e ainda analisar o comportamento dos pais, pois suas condutas impróprias podem acarretar no desenvolvimento de uma criança avessa aos procedimentos odontológicos, mesmo os não invasivos.


Por fim, lembre-se de buscar um profissional de saúde bucal capacitado a ter um olhar integral para a saúde do bebê.

Dra. Eliane Garcia – Especialista em crianças!

232 visualizações0 comentário