top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Dente canino: um nascimento fascinante!



O nascimento do dente canino é um marco significativo no desenvolvimento dentário humano.


Esses dentes desempenham um papel fundamental na mastigação e na estética do sorriso. Quando se trata de sua emergência e mudança de eixo, há um processo complexo e fascinante que ocorre no interior da cavidade oral.


O início desse processo começa quando o dente canino começa a se formar dentro do osso maxilar, durante os estágios iniciais do desenvolvimento dentário. Esses dentes, normalmente, são os últimos a se desenvolverem na dentição permanente, geralmente surgindo por volta dos 11 aos 12 anos de idade.


À medida que o dente canino amadurece e se prepara para emergir na cavidade oral, ele passa por um processo de erupção. Durante essa fase, o dente se move gradualmente em direção à superfície da gengiva, rompendo-a para ocupar seu lugar na arcada dentária.


No entanto, nem sempre o processo de erupção ocorre conforme o esperado. Os dentes caninos podem ficar retidos, incapazes de emergir completamente da gengiva e se posicionar corretamente na arcada dentária, podendo haver a reabsorção da raiz do incisivo lateral. Essa condição, conhecida como dentes caninos retidos, pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo falta de espaço na arcada dentária, obstáculos físicos ou anomalias no desenvolvimento dentário.


Quando os dentes caninos ficam retidos, isso pode levar a complicações como a formação de cistos ou infecções ao redor do dente retido, além de problemas de oclusão e estética. Em tais casos, intervenções odontológicas podem ser necessárias para corrigir a situação, como extração dos primeiros molares e caninos de leite para liberar o corredor de erupção para os caninos permanentes. Portanto, o acompanhando clínico e radiográfico durante toda a formação da arcada dentária é indispensável para o melhor desenvolvimento e intervenções oportunas.


68 visualizações0 comentário
bottom of page