top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

DENTE DE LEITE NASCENDO TORTO! O QUE VOCÊ PRECISA SABER!




Primeiramente, é preciso desconstruir o mito que dente de leite não precisa ser tratado já que irá cair.


Dentes decíduos (de leite) devem ser tratados!


Qualquer alteração deve estar sujeita a avaliação e devido tratamento, pois o desenvolvimento da criança é contínuo. Intervenções precoces são sempre menores do que quando o problema já está instalado.


Durante a visita ao Odontopediatra, será realizado um diagnóstico do problema, podendo ou não envolver exames de imagem. O profissional avaliará uma série de questões relacionadas ao desenvolvido da criança: parte óssea, muscular etc. Após essa avaliação, será possível determinar o que está causando o mau posicionamento do dente e o qual a melhor opção de tratamento.


Muitas vezes, algumas orientações, como os esclarecimentos sobre hábitos nocivos – ou parafuncionais – já são capazes de alterar o quadro do paciente, a médio e longo prazo.


De uma forma geral, se o dente de leite está nascendo torto é preciso uma avaliação profissional o quanto antes, pois todo processo é mais simples de ser modificado quanto a menos tempo estiver instalado.


Isso significa que quanto antes, mais rápido será o tratamento, menos invasivo e menos oneroso! Além disso, as possíveis consequências da má oclusão (o encaixe entre os dentes superiores e inferiores), como problemas de mastigação, de postura, até autoestima, serão minimizadas ou até menos excluídas.


Por fim, atente-se ao nascimento dos dentes da criança, mantenha uma boa higiene bucal e visite o Odontopediatra regularmente!



827 visualizações0 comentário
bottom of page