top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Dentes permanentes e suas características: o que é normal?

Os dentes permanentes possuem características distintas em relação à dentição decídua (de leite). Devido a essas diferenças, os pais podem estranhar a mudança durante a troca da dentição.


Sendo assim, é importante compreender quais características são essas e que fazem parte da normalidade. Acompanhe!


COR

Os dentes de leite apresentam uma cor branco-leitoso. Ou seja, são mais opacos e branquinhos (até por isso são chamados dentes de “leite”). Isto porque possuem mais calcificação.


DUREZA

Esta não é uma diferença visível, mas é importante relatarmos, pois a menor dureza dos dentes de leite justifica que eles recebam os mesmos cuidados que os dentes permanentes, já que, embora irá ocorrer a troca, a chance de se obter uma cárie que chegue rapidamente à raiz é grande e merece atenção. Já os permanentes são mais duros, o que não significa que podem ser negligenciados, muito pelo contrário! Eles passarão o resto da vida conosco e os cuidados devem ser seguidos à risca.


TAMANHO

Os dentes permanentes são bem maiores que os dentes de leite e eles já nascem no tamanho definitivo, ou seja, eles não vão crescendo conforme a criança cresce. Por isso, a harmonia visual fica temporariamente comprometida, já que os dentes são grandes para a boca e toda a estrutura facial pequena da criança. Mas isto se desfaz com o tempo, conforme a criança cresce, a harmonia é reestabelecida. O fato de os dentes serem maiores também podem causar desalinhamentos temporários, já que nem sempre eles cabem no mesmo lugar dos dentes de leite, mas a arcada está se desenvolvendo e “abrindo” caminho para os novos moradores!


FORMATO

Os dentes de leite são naturalmente mais arredondados e sofrem mais atrição. Já os permanentes possuem um aspecto mais ondulado em sua superfície incisal (nas bordas), que, com o tempo, sofrem desgaste e se tornam menos visíveis.


QUANTIDADE

Os dentes permanentes são em maior número! São 20 de leite e 32 permanentes.

Todas essas diferenças fazem com que, enquanto a criança está passando pela fase da troca, mantendo parte das duas dentições ao mesmo tempo, cause um período de estranhamento. Mas, com paciência e um acompanhamento regular com o Ortodontista, tudo seguirá nas melhores condições possíveis.


FICA A DICA:

- Cuide da dentição de leite tanto quanto da dentição permanente; ambas são muito importantes!

- Incentive a criança a cuidar da própria higiene bucal desde cedo;

- Consulte regularmente um profissional qualificado;

- Muito cuidado com a erupção dos primeiros molares permanente, normalmente eles nascem junto com o início da troca dos primeiros incisivos inferiorizes!


1.619 visualizações0 comentário
bottom of page