Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

ESCURECIMENTO DO DENTE DE LEITE PRESTES A CAIR

Atualizado: Fev 4

O tempo que o dente de leite leva para cair naturalmente varia de criança para criança. Algumas vezes, o dente, mesmo que esteja bem molinho, demora um pouco para cair, fazendo com que sua cor se torne mais escura, mesmo sem que algum trauma tenha acontecido.



Essa situação pode causar preocupação aos pais, porém não representa um problema.

O que acontece é que, nesse caso, a raiz do dente decíduo (de leite) já foi reabsorvida, assim como a dentina, e o tecido gengival entra no interior do dente, causando o seu aspecto escuro/avermelhado.


Significa que já está passando da hora do dente cair. Neste caso, os pais podem ajudar no processo, lembrando de higienizar bem as mãos antes, além de escovar os dentes da criança, para que a boca esteja bem limpa, só então proceder com a retirada do dente, sempre respeitando o tempo da criança e conversando com ela para que ela participe do processo, valorizando sua atitude.


Um sinal de que o dente realmente estava no momento certo para ser retirado, além do fato dele estar bem mole, é o fato de não haver sangramento. Quando o sangramento ocorre, a causa, normalmente, é o fato da criança deixa de higienizar a região, assim o biofilme, ou placa bacteriana, acaba por inflamar a gengiva que circunda o dente desenvolvendo uma gengivite, e assim, só o ato de encostar a escova causa o sangramento.


É importante que os pais entendam que arrancar o dente antes da hora pode machucar a gengiva ou mesmo atrapalhar no crescimento do dente permanente.


Por isso, é preciso esperar o tempo certo para extrair o dente, caso ele não caia sozinho.

Esperar o tempo certo é a melhor opção.


Em caso de dúvida, os pais devem procurar ajuda do Odontopediatra e manter as consultas frequentes, só assim a saúde bucal da criança estará garantida.


#dentemole #denteescuro #escurecimentododente #dentedeleite #quedadodente #dentecaindo #raizescura #dentevermelho

22 visualizações0 comentário