Língua Geográfica – saiba mais sobre essa condição

Língua geográfica é nome popular dado para uma condição chamada Glossite migratória benigna.

Trata-se de uma disfunção que causa a perda das papilas da língua (papilas filiformes, que não possuem botões gustativos). Caracteriza-se por lesões avermelhadas, onde havia as papilas, com bordas esbranquiçadas, criando o aspecto de um mapa, daí o nome “língua geográfica”, sendo que é comum que, em questão de horas ou minutos, haja uma alteração no aspecto.

As lesões variam de tamanho e tempo de duração, sendo que não há tratamento para a causa e a remissão é natural.

Dentre as possíveis causas, estão frequentemente os fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, além de distúrbio hormonal, fatores genéticos, deficiência nutricional, diabetes ou alergias. Dependendo do histórico do paciente, alguma dessas causas podem ser associadas, sendo necessário, para tanto, exames complementares, além do diagnóstico clínico.

A maioria dos pacientes não relata sintomas, além dos aspectos visíveis. Porém, é possível que alguns sintam desconfortos orais e queimações, sendo que nesses casos, é possível que o paciente receba um tratamento que auxilie no alívio desses sintomas.

Por ser uma doença benigna e crônica não é necessário nenhum tratamento. As lesões tendem a desaparecer espontaneamente.

A fim de evitar possíveis incômodos, o paciente deve evitar alimentos muito quentes, ácidos ou picantes enquanto há lesões ativas.

2.601 visualizações1 comentário