top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

MORDIDA CRUZADA: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PRECOCE

A mordia cruzada é um tipo de má oclusão caracteriza pelo desalinhamento entre a arcada superior e a inferior. Crianças com mordida cruzada tem mais chances de desenvolver problemas visuais, uma vez que os olhos são músculos e, quando o problema não é tratado, prejudica o desenvolvimento dos ossos da face da criança. Além disso, quando não tratada, pode aumentar o risco do paciente de apresentar retração gengival, bruxismo, perda dentária, fratura e alterações das articulações da mandíbula.



São inúmeros os aspectos que beneficiam a criança, ao longo de sua vida, quando há um acompanhamento desde a mais tenra idade, tendo a saúde bucal, assim como outras especialidades, desdobramentos em diversas questões do desenvolvimento infantil.


Quando tratada no início, a mordida cruzada, assim como outras má-oclusões, é facilmente solucionada: pequenas intervenções promovem grandes mudanças. Portanto, esperar para tratar um problema instalado é escolher tratamentos mais complexos, mais onerosos e até mesmo que não poderão ser tão efetivos.


Dentre as especialidades odontológicas, a Ortopedia Funcional e a Ortodontia são especialidade voltadas ao tratamento deste problema, com ou sem o uso de aparelhos, dependendo do diagnóstico.


Os atuais avanços na odontologia permitem realizar os tratamentos com um mínimo de desconforto, e quanto mais cedo, melhor o prognóstico.


Nas primeiras consultas ao Odontopediatra, os cuidadores receberão, além da avaliação da criança, uma série de orientações que visam prevenir e/ou minimizar problemas como a mordida cruzada, entre elas:


- Amamentar o bebê exclusivamente no peito até os 6 meses. Este é o estímulo perfeito para o primeiro desenvolvimento da boca do bebê.

- A introdução alimentar deve ser feita de forma gradativa e incluir alimentos de texturas variadas, nunca uma alimentação homogênea. Estimule a pega de alimentos com as mão desde o início, não tenha medo a mastigação é um Processo aprendido

- Não oferecer chupeta ou mamadeira à criança.

- Observar a respiração da criança. A única forma correta de se respirar é pelo nariz. Roncar nunca é normal

- O tratamento Transdisciplinar é necessário e eficaz!



181 visualizações0 comentário
bottom of page