top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

O Sistema Estomatognático e sua relação com outras funções do nosso corpo

Atualizado: 4 de fev. de 2021

O Sistema Estomatognático (SE) é um conjunto de estruturas bucais, formado pela maxila, mandíbula, arcadas dentárias, tecidos moles (glândulas salivares, suprimento nervoso e vascular), ATM (articulação temporomandibular) e músculos. Está intimamente ligado à função de outros sistemas, como o digestivo, respiratório, metabólico-endócrino e inclusive com a postura.



O bom funcionamento deste sistema reflete na respiração, mastigação, deglutição e fonação corretas. O problema é que muitas vezes o mau funcionamento não são diagnosticados desde a tenra idade, e são formados muitas vezes no parto e nos primeiros anos de vida da criança.

O mau funcionamento do SE podem causar dores de cabeça, de ouvido, inflamações crônicas de garganta, escoliose, bruxismo, apneia do sono, falta de concentração, hiperatividade, diminuição da capacidade aeróbica, gastrite, entre outros.


É na primeira infância também que a maioria dos problemas podem ser prevenidos por esta razão é tão importante o acompanhamento em todas as fases do desenvolvimento, por equipe multidisciplinar e o trabalho de forma transdisciplinar.


Como principais causadores do mau funcionamento do SE, destacam-se a cesariana, já que a criança nasce de forma não natural, com grande possibilidade de que as principais vias (nariz e boca) sejam entupidas pelo líquido amniótico, causando ferimentos e dificultando a formação do sistema estomatognático.


Outra causa de mau funcionamento do sistema é a fase em que o recém-nascido é amamentado, quando o bebê não é colocado na postura correta ou quando faz uso de mamadeiras. É indispensável que o bebê sugue o leite da forma correta, no peito, a fim de reforçar a respiração nasal e criar a respiração correta desde cedo.


A postura referencial é proporcionada pela posição da cabeça nas diversas posturas diárias que desta forma estabelece o direcionamento da coluna cervical que desencadeia e altera o padrão do alinhamento da coluna dorsal e lombar. É de extrema importância a identificação dos desequilíbrios posturais cuja origem é do Sistema Estomatognático, bem como as desarmonias vindas de outras áreas do corpo, gerando o desequilíbrio neste Sistema: 90% das dores de cabeça são causadas por disfunções estruturais da mandíbula e coluna.


Portanto, nenhuma terapia será realmente eficaz se não houver o reposicionamento postural, por meio da identificação da origem física do desequilíbrio.


É necessário a observação do paciente de uma forma integral, com especial atenção para as interferências que o Sistema Estomatognático está sofrendo ou impondo no organismo, para então buscar o seu reequilíbrio.


8.218 visualizações0 comentário
bottom of page