top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Permanentes demorando a nascer. É normal?


Diferentemente dos incisivos centrais inferiores, que geralmente são os primeiros dentes de leite a aparecer na boquinha do bebê e, assim que caem, logo aparecem os permanentes, os superiores realmente demoram mais a aparecer.


É claro que há um limite para a demora ser considerada normal, nem sempre é preciso fazer algum tratamento e na maior parte das vezes basta esperar pelo crescimento do dente permanente, ainda que demore até 1 ano.


O atraso, de fato, só é considerado quando existe um desvio significativo das normas estabelecidas, o Odontopediatra poderá esclarecer as dúvidas dos pais e acompanhar a criança, por meio de exames clínicos e radiológicos, caso este seja necessário. Desta forma, será possível proceder o tratamento para devolver uma condição saudável ao paciente.


Se o profissional não notar nenhuma alteração na radiografia e a erupção está dentro dos limites normais de tempo, a observação periódica é a ação recomendada.


Alguns fatores podem afetar a erupção no tempo normal, entre eles fatores como:


• Perda prematura dos dentes (seja por alguma doença ou trauma);

• Alimentação inadequada (predominantemente líquida ou pastosa);

• Fatores genéticos;

• Determinadas síndromes;

• Dentes supranumerários (em maior número);

• Anodontia (ausência do dente);

• Fibrose da mucosa gengival, quando o tecido é rígido demais para que o dente consiga rompê-lo, sendo resolvido por processo cirúrgico.


O FATOR TEMPO NÃO É O PRINCIPAL


O mais importante é observar a sequência e simetria dos dentes que estão erupcionando (nascendo). O tempo em que isso ocorre não é o fator principal.


ENQUANTO O DENTE NÃO NASCE


A criança deve ser ensinada e acompanhada a como higienizar corretamente os dentes e as gengivas, para evitar cáries e gengivites. Aliás, escovar a gengiva que está para receber o novo dente ajuda no processo erupcional, assim como mastigar alimentos sólidos, mesmo onde ainda não há o dente. Outro cuidado importante é o consumo de alimentos ricos em cálcio, além de evitar alimentos e bebidas adocicadas.


3.927 visualizações1 comentário
bottom of page