top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

PREVENÇÃO DAS MÁ OCLUSÕES NA ODONTOPEDIATRIA

Atualizado: 4 de fev. de 2021

TERMOS DE BUSCA: nascimento torto dos dentes, dente do meu filho nasceu torto, dentes nascendo torto.


Resumo da live realizada pelas Dras. Eliane Garcia e Natacia Romio.


A PRIMEIRA CONSULTA DO BEBÊ

As primeiras consultas são ricas em orientações para os cuidados da saúde bucal da criança e da gestante. O profissional irá fazer uma avaliação geral da criança, que vai desde a postura até a parte cognitiva. Na verdade, as orientações começam desde a gestação.

QUANDO LEVAR A CRIANÇA PARA A PRIMEIRA CONSULTA ORTODÔNTICA

O odontopediatra é capaz de identificar problemas de má oclusão precocemente, ainda nos bebês, por isso, assim que surgir o primeiro dentinho do bebê o profissional poderá trabalhar para prevenir possíveis problemas.

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA GESTANTES

A saúde bucal da gestante é essencial, pois reflete na saúde do bebê. Além disso, a posição do bebê na cavidade uterina também deve ser avaliada, pois pode influenciar no desenvolvimento do bebê, com alterações cervicais importantes.

ORIENTAÇÕES PARA O BEBÊ

A avaliação e acompanhamento do bebê no primeiro mês de vida e ao longo dos 6 primeiros meses é essencial, pois a identificação precoce de certas alterações podem ser corrigidas ainda e somente nessa fase. Entre outras, são avaliadas e orientadas questão relacionadas a:

- Amamentação

- Freio lingual

- Alterações Cervicais

- Introdução alimentar

- Hábitos nocivos

- Estágios do desenvolvimento

AVALIAÇÃO MULTIPROFISSIONAL

O odontopediatra poderá encaminhar a criança para outros especialistas quando identificar determinadas alterações. Portanto, é importante que o profissional seja experiente e tenha relacionamento com equipe capacitada, formada por diversos outros profissionais, que estejam alinhados com todas as questões avaliadas.

POSTURA

A avaliação da postura é de fundamental importância, pois ela é capaz de influenciar e desencadear inúmeros problemas, que vão da cabeça aos pés.

DENTES DE LEITE

Dentes decíduos (de leite) devem ser tratados. Não importa se o dente é de leite, se existe alteração, qualquer que seja, o tratamento deve ser aplicado, pois o desenvolvimento da criança é contínuo. Intervenções precoces são sempre menores do que quando o problema já está instalado.

ACOMPANHAMENTO DO BEBÊ

OS primeiros 1000 dias da criança são essenciais para o futuro da saúde da criança, inclusive bucal. A posição da língua, da mamada, de como o bebê dorme, tudo é avaliado e orientado aos pais.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Muitas vezes, apenas as orientações já são suficientes para causar grandes mudanças e evitar diversos problemas. As orientações visam a promover mudanças de hábitos, avaliando e orientando a correta respiração, mastigação, deglutição, fala e postura.

PÍLULAS PARA REFLEXÃO

- O osso cresce ou sofre crescimento, de acordo com os estímulos que recebe.

- Um pouco de chupeta é tão intenso quanto um pouco do exercício prancha, não se deve subestimar sua capacidade de causar alterações. No caso da chupeta e mamadeira, são alterações prejudiciais.

- O trabalho multidisciplinar é o melhor caminho para garantir a saúde global da criança.

- O comportamento psicológico da criança deve ser avaliado para a escolha do tratamento.

- As orientações de tratamento e prevenção são para toda a família! Avós, babás, todos devem estar cientes do que é necessário para o bom desenvolvimento da criança.

- Para prevenir é necessário conhecimento, é necessário antecipar-se, quem sabe previne, quem sabe menos trata e cura, quem sabe menos corta e tira.

DICA DE LEITURA PARA PROFISSIONAIS

Ortopedia e Ortodontia Para a Dentição Decídua – Dra. Silvia Chedid

“Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.” Eclesiastes 9:11


197 visualizações0 comentário
bottom of page