top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

SORRISO GENGIVAL

Apesar de não representar uma patologia e não afetar diretamente a saúde bucal, o sorriso gengival compromete a estética bucal e pode abalar a autoestima.


O sorriso gengival acontece quando a linha do sorriso se posiciona acima da coroa (parte próxima da raiz) do dente, deixando a gengiva muito à mostra.




Essa condição é mais predominante em mulheres. E, apesar da maioria dos casos ter origem genética, pode estar relacionada a alterações funcionais levando a problemas musculares e esqueléticos.


TRATAMENTO


Existem alguns tipos de tratamentos, podendo ser cirúrgicos ou não.


O método cirúrgico mais popular é a gengivoplastia, na qual uma parte da gengiva que recobre o início da coroa dos dentes, é removido, assim há um aumento da parte visível do dente e consequente diminuição da “altura” da gengiva. Este método é indicado principalmente para pacientes com dentes pequenos.


Outro método conhecido é a aplicação do botox, que atua diminuindo a atuação dos músculos que elevam os lábios. Sendo assim, é preciso uma avaliação criteriosa para indicar o procedimento, para que o sorriso não perca a espontaneidade. Além disso, o botox é uma toxina, tem alto custo e possui efeito temporário, outros três fatores que merecem atenção.


Uma alternativa para casos mais complexos é a cirurgia ortognática (nome genérico de um procedimento cirúrgico que visa reestabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo). Ela é indicada em casos nas quais há um excesso do crescimento vertical da maxila, ou seja, de origem esquelética.


Há pesquisas, ainda em fase experimental, que pretendem utilizar a ortodontia para a correção do sorriso gengival e, assim, oferecer uma técnica menos invasiva.


Independentemente da técnica, a correção não é indicada para crianças, já que elas estão em desenvolvimento, os ossos estão crescendo e os músculos se desenvolvendo.


O acompanhamento periódico com o Odontopediatra, Ortopedista Funcional ou Ortodontista que tenha o conhecimento de crescimento e desenvolvimento crânio facial é a melhor maneira para garantir um correto desenvolvimento, já que ele atuará propondo medidas preventivas e ainda detectando, oportunamente, possíveis alterações que possam levar a um sorriso gengival ou a outros problemas.


159 visualizações0 comentário
bottom of page