top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Teleodontologia: novo recurso na área da saúde

A Teleodontologia é uma vertente recente da odontologia que utiliza a tecnologia para promover a saúde bucal dos pacientes à distância. Contando com o uso de plataformas virtuais, ou mesmo um smartphone, é possível fazer consultas online, enviar exames e receber diagnósticos e tratamentos à distância. Claro, com suas devidas limitações. Essa modalidade de atendimento vem ganhando espaço, principalmente em função da pandemia, que restringiu a realização de atendimentos presenciais.




Inclusive, a Teleodontologia vem se mostrando uma ferramenta importante para levar o atendimento odontológico a locais distantes, onde não há dentistas especializados.


No entanto, é importante ressaltar que a Teleodontologia não substitui o atendimento presencial, principalmente em casos de tratamentos mais complexos ou emergências odontológicas. Por isso, é fundamental que as crianças sejam acompanhadas por um dentista pediátrico de confiança, que possa realizar um atendimento personalizado e adequado às necessidades de cada paciente.


O Odontopediatra pode usar a Teleodontologia para:


- Levantar as principais informações do paciente;

- Passar as orientações necessárias sobre diversos assuntos, como primeira consulta, higiene bucal, técnicas de escovação etc;

- Conhecer melhor o paciente pediátrico que, estando em seu ambiente, pode se tornar mais confiante em uma futura consulta presencial por conta do contato prévio;

- Observar postura;

- Observar alinhamento da dentição;

- Observar traumas e orientar sobre os primeiros cuidados;

- Analisar exames;

- Entre outros.


Enfim, a Teleodontologia é uma aliada no atendimento odontopediátrico e, usada com cautela e sabedoria, traz ganhos ao paciente.


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page