top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Tratamento de distúrbios de deglutição em crianças



Os distúrbios da deglutição em crianças, conhecidos como disfagia, acarretam atraso no desenvolvimento e crescimento, podendo comprometer significativamente a saúde da criança.

Em muitos casos, a disfagia é multifatorial, necessitando de uma abordagem multiprofissional, com diferentes tipos de tratamento, dependendo da causa subjacente e das necessidades específicas da criança.


A avaliação inicial da criança deve levar em consideração o padrão respiratório, sinais de esforço e tosse relacionada à deglutição, permitindo a avaliação da tonicidade e a coordenação durante a deglutição. O exame físico tem como objetivo a avaliação dos lábios, cavidade oral, mandíbula, além de exame da via aérea e digestiva alta.


Aqui estão alguns tratamentos comuns para distúrbios de deglutição em crianças:

Terapia da deglutição: Um fonoaudiólogo pode trabalhar com a criança para melhorar a coordenação muscular e o controle da deglutição. Isso pode incluir exercícios e técnicas específicas para fortalecer os músculos envolvidos na deglutição.


Modificações na alimentação: Dependendo da gravidade do distúrbio de deglutição, pode ser necessário fazer modificações na consistência dos alimentos e líquidos oferecidos à criança. Isso pode envolver a adoção de uma dieta líquida espessada, alimentos em purê ou outras consistências adaptadas às habilidades de deglutição da criança.


Posturas e técnicas de alimentação: O terapeuta da deglutição pode recomendar diferentes posturas e técnicas de alimentação para ajudar a criança a engolir com mais facilidade e segurança. Isso pode incluir ajustes na posição da cabeça e do corpo durante as refeições.

Estimulação sensorial: alguns distúrbios de deglutição em crianças podem estar relacionados a problemas de sensibilidade oral. Nesses casos, a terapia pode incluir técnicas de estimulação sensorial para ajudar a criança a se acostumar com diferentes texturas de alimentos e melhorar a tolerância oral.


Intervenções médicas: Em certos casos, pode ser necessário um tratamento médico adicional para lidar com esse distúrbios. Isso pode incluir administração de medicamentos para tratar condições subjacentes, como refluxo gastroesofágico, intervenções ou fisiológicas para corrigir anomalias neurológicas.


Nas consultas de rotina, o Odontopediatra poderá identificar problemas relacionados à deglutição e realizar o encaminhamento para o profissional mais indicado a obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado às necessidades individuais da criança. Cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado para garantir eficácia e segurança.

157 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page