Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

TRAUMATISMO NOS DENTES DE LEITE

Atualizado: Fev 4

Crianças estão quase sempre sujeitas a sofrer acidentes que, dentre outros problemas, podem causar lesões na cavidade bucal e até mesmo traumas dentais.



O pronto atendimento é de extrema importância, já que pode evitar sequelas. Além dos problemas físicos que podem ocorrer, para o qual deve-se realizar os corretos exames (de acordo com a dimensão do problema) e devido tratamento, é importante se atentar ao lado emocional da criança. Até por isso, os cuidadores devem sempre procurar um Odontopediatra, que é o profissional capacitado para lidar com as questões físicas e subjetivas da criança.

Durante o atendimento inicial, o Odontopediatra irá realizar exame clínico e radiográfico (se necessário) para traçar um diagnóstico e plano de tratamento. Dependendo do caso, o paciente será encaminhado para outro especialista, como neurologista, ortopedista, fisioterapeuta, entre outros.


Existem vários tipos de traumatismos possíveis, desde os mais simples, no qual apenas o tecido superficial é atingido, até os mais complexos, como a perda parcial ou total do dente (avulsão dentária), ou ainda o traumatismo de dentes que ainda não erupcionaram.


Depois de avaliado o caso, o profissional irá determinar o tratamento, que poderá ir desde uma simples aplicação de medicação tópica, colocação de próteses para manutenção dos espaços, visando a permitir o crescimento correto do arco dentário ou ainda processo cirúrgico.


O tratamento precoce é capaz de evitar complicações, “salvar” dentes e ainda assegurar o bom desenvolvimento a longo prazo.


Os pais devem ficar especialmente atentos ao escurecimento dos dentes permanentes, que pode ser sinal de necrose e deve ser prontamente avaliado pelo odontopediatra.


ORIENTAÇÕES BÁSICAS


A criança deve manter a região afetada limpa e em repouso, evitando morder na região e o uso de chupetas e mamadeiras, que podem piorar o quadro. A área afetada deve ser limpa com gaze e água oxigenada 10 volumes, caso a escovação não seja possível.


No caso de avulsionamento, que é quando o dente é completamente deslocado do alvéolo, a recomendação é manter o dente no local de origem, até o atendimento profissional.

O profissional irá avaliar a necessidade medicamentos e fazer a prescrição.


#traumatismo #trauma #dentedeleite #traumadentedeleite

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo