top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

USO DE POMADAS ANESTÉSICAS ORAIS EM BEBÊS E CRIANÇAS: SAIBA POR QUE NÃO USAR

Um dos mais respeitados órgãos do mundo, o FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) alertou, há algum tempo, sobre o uso de soluções orais à base de lidocaína para o tratamento dos incômodos na dentição dos bebês.


Ocorre que a substância não é apropriada para uso em bebês e crianças pequenas. Inevitavelmente, o bebê irá ingerir o medicamento, o que pode acarretar danos graves ou, quando utilizado em quantidades elevadas, causar até mesmo overdose e óbito.


Foram relatados pelo FDA, em uma análise de 22 casos, reações adversas graves e mortes entre crianças de 5 meses a 3,5 anos com o uso de lidocaína 2% via oral.


Antes de tudo, devemos lembrar que o bebê, na verdade, não sente dor com o nascimento dos dentinhos. O que pode acontecer é algum incômodo, já que a gengiva fica mais volumosa por conta do dentinho que está erupcionando. O fato de o bebê passar a babar mais ou levar tudo à boca tem relação com a fase do desenvolvimento e não diretamente com a dentição.


Alguns pais alegam que a criança apresentou diarreia, febre ou algum outro sintoma, porém, esses sintomas estão relacionados ao fato do contato com muitos micro-organismos presentes em tudo o que o bebê leva à boca, sendo a grande maioria inofensivo. Além disso, o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento. É importante ressaltar que a febre é indicativo de alguma infecção, necessitando avaliação médica.


Portanto, não existe a indicação do uso de nenhum medicamento em decorrência do nascimento dos dentinhos. A indicação de medicamentos é restrita ao profissional de saúde frente a um diagnóstico criterioso e cientificamente embasado.


Importante frisar que, mesmo em casos de estomatite ou outras patologias bucais que causam dor ou incômodo, o uso do anestésico não é indicado.


Para aliviar o incômodo/coceira que o bebê pode apresentar com o nascimento dos dentinhos, é aconselhável:


Oferecer ao bebê um mordedor resfriado (não congelado) e higienizado.

• Massagear suavemente a gengiva do bebê, com o dedo higienizado ou uma gaze estéril.


Caso você ainda tenha mais alguma dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário em nossas redes sociais! CLIQUE AQUI para acessar nosso instagram!


E para ler mais sobre o nascimento dos primeiros dentinhos, busque aqui no blog pela hashtag #primeirosdentinhos

1.888 visualizações0 comentário
bottom of page