top of page
Buscar
  • Equipe Odontologia Eliane Garcia

Nomes e significados para a dentição do bebê

Atualizado: 1 de set. de 2020


Ao consultar o odontopediatra, os pais podem ouvir diferentes nomenclaturas para a dentição do bebê. Todos esses nomes são sinônimos. Vamos aprender de onde eles surgiram e o que significam?

Dentes de Leite

Talvez este seja o nome mais comum. Há muito tempo atrás, acreditava-se que os dentes nasciam e cresciam por conta do leite materno na boca do bebê, daí a origem do nome.

Dentes Primários

Um nome fácil de entender, já que se refere ao que vem em primeiro lugar, ou seja, a primeira dentição que ocorre.

Dentes decíduos

No primário, aprendemos sobre as plantas decíduas (também chamadas de caducas ou caducifólia), aquelas que perdem suas folhas, geralmente nos meses mais frios, fazendo parte de um processo natural. Esta relação com o “cair da folhas” deu origem ao nome para estes dentes, uma vez que eles irão passar pelo mesmo processo.

Dentes de Formação

São chamados assim porque eles tem a função de treinar a criança para cuidar na dentição permanente. É nesta dentição que a criança aprenderá os cuidados necessários para manter de forma saudável a próxima dentição.

Dentes Temporários

Opõe-se a “dentes permanentes”, já que estes permanecerão na boca por um curto tempo, comparado à dentição permanente. Embora temporários, os cuidados devem ser frequentes, sendo necessário o acompanhamento regular com o odontopediatra.

54 visualizações0 comentário
bottom of page