Buscar
  • Equipe Odontologia Eliane Garcia

Saiba mais sobre o flúor, esse grande aliado.


Flúor é um elemento natural. Usando pequenas quantidades de flúor na rotina da higiene bucal, ajuda a prevenir a cárie dentária. O flúor encoraja a "remineralização", um fortalecimento do esmalte do dente. Ela também afeta as bactérias que causam cáries, desencorajando ataques ácidos.

A água contém naturalmente flúor, mas uma dose extra é adicionada ao abastecimento de água. Encontramos flúor também em diferentes alimentos (frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor; cozinhar os alimentos em panelas com Teflon - um polímero que contém flúor - aumenta o conteúdo de flúor) e em produtos dentários, como creme dental, enxaguatórios bucais, géis e verniz. O flúor é mais eficaz quando combinado com uma dieta saudável e boa higiene bucal. Estudos comprovam que o uso regular de flúor reduz a cárie em até 70%.

Crianças devem fazer o uso de cremes dentais com flúor. Somente o odontopediatra está apto a recomendar doses extras de flúor, de acordo com a necessidade de cada paciente. A escovação da criança deve ser acompanhada, para que ela não engula a pasta. A quantidade de pasta deve ser moderada, mais pasta não significa maior proteção.

Dicas importantes:

-Para crianças até 3 anos a quantidade ideal de pasta é a do tamanho de um grão de arroz cru, -Para as maiores de 3 anos, a quantidade recomendada é do tamanho de uma ervilha. -A concentração de flúor recomendada deve ser 1100 ppm de fluoreto de sódio - A frequência da higienização depende da idade e principalmente da Dieta


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo