Buscar
  • Equipe Odontopediatra Dra. Eliane Garcia

Mastigação: entenda sua importância


A mastigação é considerada a função mais importante do sistema estomatognático (conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula). A erupção dos primeiros dentes, e o aspecto sensorial que eles proporcionam, demonstra que a função mastigatória está pronta.

Uma mastigação correta é aquela que alterna igualmente os lados da boca, ou seja, o alimento ora vai para a direita ora vai para a esquerda, em quantidade de mordidas equilibradas. Além deste padrão, é importante ressaltar a orientação para que o corte dos alimentos seja feito com os dentes anteriores.

O padrão alternado da mastigação entre o lado esquerdo e direito possibilita a distribuição da força mastigatória e o correto crescimento dos ossos, intercalando períodos de mastigação e pausa, levando ao equilíbrio muscular e funcional. Já a mastigação unilateral, por outro lado, estimula inadequadamente o crescimento ou impede a estabilização destas estruturas. A mastigação unilateral é um mecanismo utilizado instintivamente para assegurar o mínimo de trauma para a estrutura bucal. Entre as possíveis causas da mastigação unilateral, podemos citar: perdas dentais ou cáries, dor, mordida cruzada e assimetria esquelética. De 10 a 17% das crianças na fase de pré-escola podem apresentar a mastigação unilateral, sendo que o quadro raramente se corrige espontaneamente. Por isso, o acompanhamento com o odontopediatra é de tamanha importância.

FICA A DICA

- Estimule seu filho a pegar os alimentos com as mãos para leva-lo a boca. - Cortar os alimento com os dentes da frente. - Observe se ele consegue mastigar dos dois lados, devagar e de boca fechada. - Estimule a variedade das texturas dos alimentos.

Em breve, iremos tratar das consequências da mastigação no crescimento crânio-facial e assimetria da face, acompanhe nosso blog e fique por dentro.

#odontopediatria #odontopediatra #ortodontia #ortopedia #cuiaba #draelianegarcia


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo