Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Você é o que você comeu na primeira infância


É preciso entender tamanha importância da formação do paladar na saúde bucal e geral do bebê.

O bebê começa a formar seu paladar ainda na barriga da mãe e o termina por volta dos 2 anos de idade. Este é o período que os pais têm para fazer toda a oferta de alimentos saudáveis e evitar alimentos industrializados, com adição de açúcares, artificiais e etc.

A gestante deve alimentar-se corretamente, já que os bebê são influenciados pela ingestão alimentar da mãe através do líquido amniótico. Já na introdução alimentar, por volta dos 6 meses, deve-se oferecer refeições balanceadas, que contenham todos os nutrientes que irão colaborar com a formação de toda a estrutura da criança, inclusive da saúde bucal.

Apesar dos inúmeros alimentos ruins à saúde da criança, o pior deles é o açúcar, que está presente em grande parte dos alimentos processados. Por isso, é grande o risco da criança que faz uso desses alimentos, desenvolver doenças como a cárie. E não só isso, o consumo de açúcar está associado à inúmeros males, como câncer, doenças cardíacas etc.

É importante salientar que as escolhas alimentares na primeira infância são refletidas para o resto da vida. Muitas doenças adquiridas na fase adulta podem ser resultado de uma deficiência alimentar adquirida nos primeiros anos de vida.

A boca do bebê é a porta de entrada tanto para a saúde quanto para a doença, porque é utilizada para explorar o mundo, recebendo, além de alimentos, objetos que podem estar sujos ou contaminados. Por isso, é essencial fazer o acompanhamento da criança com um odontopediatra, que poderá esclarecer às dúvidas e orientar os pais quanto a correta higienização bucal do bebê.

Odontopediatra Dra. Eliane Garcia

Cuiabá-MT


15 visualizações0 comentário