Buscar
  • Equipe Odontopediatra Dra. Eliane Garcia

10 erros comuns que os pais cometem com a saúde bucal dos filhos


Saiba quais são os 10 erros mais comuns que os pais cometem ao cuidar (ou não) da saúde bucal de seus filhos, você pode estar cometendo um ou vários deles!

1 Deixar os filhos pequenos escovar os dentes sozinhos

É claro que é preciso incentivar o hábito de escovar os dentes! Mas as crianças precisam de supervisão até os 10 anos, quando a coordenação motora fina se definirá. Os pais devem observar se os dentes ficaram realmente limpos ou efetuar uma escovação e passar o fio dental após a criança.

2 Colocar o bebê para dormir usando mamadeira

O hábito mantém os níveis de açúcar na boca elevados o tempo todo (mesmo que não tenha sido acrescentado açúcar ao leite ou suco, já que tanto um quanto o outro possuem naturalmente esta substância). Tente sempre limpar a boca do bebê antes que ele adormeça (o odontopediatra poderá orientar quanto a isso).

3 Primeira consulta ao odontopediatra tarde demais

Não levar o bebê ao odontopediatra assim que aparece o primeiro dentinho é um dos principais motivos para vermos crianças ainda pequenas tendo que tratar de cáries e infecções. É fundamental fazer o acompanhamento periódico.

4 Oferecer falsos alimentos saudáveis

A propaganda é muito boa em iludir, então cuidado. Muitos alimentos que parecem ser saudáveis (por serem integrais, por exemplo) na verdade estão repleto de açúcares e outros ingredientes nocivos. Fique sempre com o pé atrás com industrializados.

5 Pensar que início de cárie não é um problema real

Cáries não tratadas podem comprometer os dentes de leite e causar problemas no canal e também o desenvolvimento dos dentes permanentes levando a outros problemas, como má articulação da fala, da mastigação e até mesmo problemas sociais.

6 Não usar pastas com flúor

Crianças devem escovar os dentes com pastas fluoretadas. Observando sempre a recomendação quanto à quantidade, concentração e frequência. Converse com o odontopediatra.

7 Oferecer bebidas “esportivas”

Os pais podem achar que é saudável consumir bebidas tidas como “esportistas” e acabam por oferecê-la à crianças maiores e adolescentes. Porém, elas possuem açúcar e um PH ácido. Para agravar o problema, esta faixa etária costuma ser mais negligente com a saúde bucal. Por isso, alerta!

8 Achar que mancha branca nos dentes não é nada

Ao notar uma mancha branca (desmineralização) nos dentes do filho, muitos pais pensam em se tratar de algo sem importância, porém, é bem provável que seja um início de cárie. Consultar o odontopediatra assim que elas forem detectadas é indispensável.

9 Achar que o uso de aparelho é dispensável na dentição de leite

A Ortopedia Funcional e a Ortodontia Preventiva atua corrigindo precocemente problemas esqueléticos que iriam afetar a dentição permanente, quando os problemas geralmente são bem maiores e mais difíceis de serem corrigidos.

10 Minimizar um traumatismo dentário achando que foi só uma “batidinha”

Crianças estão constantemente caindo, batendo em alguma coisa. Mas quando o incidente envolve a dentição, é sempre recomendado uma visita rápida ao odontopediatra. Os pais podem não ser capazes de perceber a extensão dos problemas e, com isso, causar ainda mais danos à criança.

Estas informações foram úteis para você? Ajude outros pais compartilhando conteúdo produtivo! :)

Dra. Eliane Garcia Odontopediatra – Cuiabá-MT

#erros #saúdebucal

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo