Buscar
  • Equipe Odontopediatra Dra. Eliane Garcia

Criança com afta? Saiba porquê isso acontece e como proceder.


QUESTÃO DE IMUNIDADE

Várias são as causas para o aparecimento dessas incômodas feridinhas (ou úlceras, no sentido mais formal), porém a causa mais frequente é a baixa da imunidade. Por isso, crianças que se alimentam mal estão mais propensas a este problema.

AH! OS TRAUMATISMOS, TÃO COMUNS NA INFÂNCIA

Outra causa comum da afta é o traumatismo. Se a criança se morde ou se machuca com a escova, ou ainda por conta de alguma brincadeira, a afta pode aparecer. Neste caso, não há outro sintoma além da dor e não é necessário nenhum tratamento específico, porém, o profissional poderá indicar algum medicamento para aliviar o desconforto, e hoje com o avanço da tecnologia podemos utilizar o laser, que alivia a dor e acelera o processo de cicatrização.

CRIANÇAS TAMBÉM SOFREM DE ESTRESSE

Estresse e ansiedade também podem influenciar no aparecimento das úlceras, que modificam o funcionamento da suprarrenal, aumentando a produção de hormônios corticoides e aumentando a aparecimento de microtraumatismos. Neste caso, é necessário que os pais observem o comportamento da criança, identifiquem o motivo de estarem emocionalmente alterados e busquem sanar o problema. A ajuda de um profissional da psicologia pode ser válido.

O QUE NÃO É!

É importante salientar que as aftas não são causadas por problemas no estômago. Além disso, pode ser que a tendência a ter mais ou menos aftas tenha sido herdada dos pais, já que a formação da mucosa e o sistema imunológico também fazem parte do DNA.

CUIDADOS

Independente da causa, se a criança apresentar afta é preciso evitar oferecer alimentos e bebidas ácidas e/ou quentes. Como opção, ofereça alimentos gelados para ajudar a passar o desconforto. Para prevenir as aftas é preciso que os pais cuidem do estilo de vida da criança, forneçam uma alimentação saudável e cuide de sua higiene bucal, fazendo o acompanhamento com o odontopediatra.

#aftas

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo