• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia

Seu filho já se queixou de dor nas bochechas, cansaço durante a mastigação e dificuldade em abrir e

Embora não seja algo tão comum, crianças e adolescentes podem sofrer dor orofacial, que representa toda dor associada à pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos. Quando ela é proveniente dos músculos da mastigação, podemos estar lidando com a Disfunção Temporomandibular (DTM).

Os sintomas mais comuns são dificuldade em abrir e fechar a boca, ruídos e estalos na articulação temporomandibular (localizada na região anterior às orelhas), travamento da mandíbula, dores próximo ao ouvido, cansaço nos músculos da face e certos tipos de dores de cabeça.

CAUSAS

Não há uma causa específica para a ocorrência da DTM, mas alguns fatores podem desencadeá-la: traumas, estresse, bruxismo, hábitos frequentes como roer unhas e mascar gomas.

TRATAMENTOS

Entre os tratamentos indicados estão a placa de mordida, fisioterapia e medicação. O autocuidado se torna importante, à medida que é possível evitar a maior parte dos fatores prejudiciais. Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada.

Caso seu filho reclame de algum dos sintomas aqui apresentados, procure um odontopediatra com experiência na área.

FICA A DICA

Se o seu filho possui hábitos repetitivos que envolvem o sistema de mastigação, procure orientação profissional, tanto de um odontopediatra quanto de um psicólogo.

5.171 visualizações0 comentário