top of page
Buscar
Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

RESPIRAR PELA BOCA FAZ MAL À SAÚDE BUCAL?

Atualizado: 22 de set. de 2021


Não é a toa que respiramos naturalmente pelo nariz, ainda que possamos fazê-lo pela boca. Na respiração nasal, o ar penetra nos pulmões filtrado e aquecido à temperatura do corpo antes de chegar aos pulmões. Por isso, esse tipo de respiração é mais eficiente e saudável, principalmente em climas frios.

O hábito de respirar pela boca pode trazer malefícios à saúde oral, entre outros danos no corpo. Nas crianças, pode causar uma alteração no padrão do desenvolvimento.

Respira-se pela boca frente a uma dificuldade em se respirar corretamente pelo naiz. Portanto, é preciso que esta causa seja investigada.

Entre as mais prováveis, estão:

- Desvio de septo - Adenóide aumentada - Alergias - Má-formações

Porém, em alguns casos, determinados hábitos são os responsáveis por causar a respiração inadequada, como:

- Uso de chupeta - Uso de mamadeira

De qualquer forma, caso os pais percebam que a criança está respirando pela boca, é preciso uma avaliação o mais rápido possível.

Entre os problemas que podem surgir, estão:

- Mordida aberta - Mordida cruzada - Apinhamento dentário - Deficiência de crescimento da mandíbula - Alteração do crescimento da maxila, entre outros

Além desses males, há ainda a possibilidade de se desenvolver a Síndrome da Respiração Bucal, causando problemas de sono, aumento do risco de infecções respiratórias, entre outras consequências.

Por todos esses motivos o acompanhamento das crianças com profissionais especializados é de extrema importância. Muitas vezes é preciso realizar um tratamento multidisciplinar, entre Otorrinolaringologista, Ortodontista, Fonoaudiólogo, Ortopedista, Fisioterapeuta, entre outros.

FICA A DICA

- A amamentação ajuda em todos os aspectos do desenvolvimento da criança. - Procure orientação caso a criança use a chupeta e mamadeira desde o primeiro ano. - Uma postura correta favorece uma respiração correta e vice-versa.


58 visualizações0 comentário
bottom of page