Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Sapinho (monilíase ou candidíase): conheça os sintomas e cuidados.


O Sapinho, como é popularmente conhecida a monilíase ou ainda candidíase (já que é causada pelo fungo Candida Albicans), é uma doença relativamente comum em bebês e pode ser diagnosticada pelo profissional pediatra, pelo odontopediatra ou mesmo pelos pais, dependendo de seu grau evolutivo.

Bebês com menos de seis meses são mais facilmente contaminados, pois seu sistema imunológico ainda é primitivo.

COMO O BEBÊ É CONTAMINADO

O bebê pode ser contaminado ainda na barriga da mãe ou no momento do parto. Em outros casos, por contato direto da saliva, uso de utensílios contaminados ou mal lavados, como mamadeiras e chupetas. Vale lembrar que a doença não afeta só a região da boca, ela pode apresentar lesões em diversas partes do corpo, podendo até mesmo ser fatal, em casos raros.

SINTOMAS

De início, o bebê apresenta pequenos pontos brancos em todas as partes da boca. Muitas vezes são confundidos com restos de leite, por isso o acompanhamento com profissional da saúde é fundamental.

Quando a doença começa a se alastrar, a criança pode apresentar dor e dificuldade para se alimentar. Os bebês costumam ficar amoados e febris.

TRATAMENTO

Normalmente, o tratamento é a base de antifúngico. O médico ou odontopediatra deverá fazer o correto diagnóstico e prescrever o medicamento, orientando os pais quanto ao uso.

CUIDADOS

A higiene é a melhor forma para se evitar a doença. Além disso, deve-evitar beijar o bebê na boca ou nas mãos. Hábitos como lavar as mãos antes de pegar o bebê e esterilizar chupetas e mamadeiras devem ser mantidos. Caso a mãe já tenha apresentado casos da doença, pode ser indicado que ela creme antifúngico nos mamilos antes de amamentar, evitando assim o contágio.

FICA A DICA

- Não mantenha contato direto com bebês e crianças pequenas sem antes lavar as mãos. - Não beije bebês e crianças na boca ou nas mãos. - Chá de romã pode ser um reforço positivo ao tratamento convencional. - Procure um médico ou odontopediatra aos primeiros sintomas.

#sapinho #cuidados #bebês

145 visualizações0 comentário