top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Novos e maus hábitos: como eles estão prejudicando o desenvolvimento das crianças.


Novos hábitos adquiridos por crianças, principalmente os ligados à tecnologia, estão afetando sua postura e consequentemente causando uma série de prejuízos à saúde dos pequenos.

Cada vez mais, as crianças estão em contato com as novas tecnologias portáteis e é quase impossível fugir delas. Acontece que o uso é cada vez mais frequente e muitas vezes não supervisionado.

Basta observar uma criança brincando em um tablet ou celular para perceber que sua coluna não está alinhada, seu pescoço fica um longo período abaixado, suas pernas estão posicionadas de qualquer maneira e assim por diante. O uso de celulares está afetando a postura e até mesmo o sono da criança. De uma forma geral, há todo um desenvolvimento comprometido causado pelo mau uso e excesso de certos dispositivos.

Crianças possuem estrutura óssea em desenvolvimento, por isso, uma má postura corporal irá modificar de maneira indesejável toda esta estrutura, inclusive a bucal.

Os prejuízos não param na parte física. Alguns hábitos modernos afetam o desenvolvimento psicológico da criança. Algumas doenças que antes eram exclusivos da fase adulta, já se apresentam de forma assustadora em crianças: ansiedade e depressão. É de fundamental importância que eles tenham conscientização postural desde cedo, na tentativa de potencializar as posturas adequadas, pois quando o crescimento vertebral termina, a coluna se torna menos flexível, se tornando bem mais complicado o tratamento na vida adulta. Além disso, outros danos, como as arcadas mal desenvolvidas, também irão influenciar na saúde da criança e pede uma intervenção o mais cedo possível.

Os pais devem estar atentos aos menores sinais que a criança se acostumou à má postura. Observar a criança ao andar e ao sentar é essencial para detectar o quanto antes os hábitos nocivos à saúde do desenvolvimento corporal. Além desta observação diária, é preciso atenção ao acompanhamento com profissionais especialistas na primeira infância, como o odontopediatra e o ortopedista pediatra. Estes profissionais estão aptos a detectar o menor sinal de mau desenvolvimento das estruturas ósseas e poderão intervir em momento oportuno, indicando o melhor tratamento.

Além disso, apresentar à criança alternativas à vida moderna é fundamental para garantir um desenvolvimento psíquico positivo: brincadeiras ao ar livre, atividades ligada à arte, contato com a natureza e animais de estimação, jogos educativos de tabuleiro etc.

FICA A DICA

Aprenda a identificar sinais que indicam problemas:

- A criança fica de boca aberta, principalmente durante o sono. - A criança mastiga somente de um dos lados. - A criança distribui o peso do corpo de forma unilateral. - Em pé, a criança apresenta desalinhamento dos ombros. - A coluna da criança é curvada. - O sapato da criança apresenta gastos de uso diferentes entre os dois pés.

85 visualizações0 comentário
bottom of page