top of page
Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Como o sono pode afetar a vida de seu filho


O sono tem um papel fundamental na vida das pessoas, e principalmente no desenvolvimento das crianças.

Alguns transtornos que afetam a qualidade do sono podem influenciar de maneira dramática o comportamento da criança. Sem um diagnóstico adequado, alguns transtornos do sono podem ser confundidos com outros problemas. Isto porque uma pessoa que não dorme bem irá ter uma queda de desempenho em suas atividades e, provavelmente, causar questionamentos e desconfianças.

Sem uma equipe multidisciplinar envolvida no diagnóstico deste paciente, a chance de estabelecer um diagnóstico definitivo e o tratamento adequado é minimizada. Além disso, alguns métodos tradicionais de diagnóstico dos transtornos do sono apresentam falhas, e muitas vezes são tidas como eficientes. A visão de diferentes profissionais poderá estabelecer parâmetros mais precisos e com menos margens de erro.

Uma criança que sofre de algum transtorno do sono, como apneia, por exemplo, é bem provável que apresente queda no aproveitamento escolar. Um diagnóstico totalmente incorreto e prejudicial poderia apontar que esta criança sofre de déficit de atenção. As consequências são drásticas, como o uso desnecessário de medicamentos controlados.Alguns transtornos do sono, se não tratados corretamente, podem agravar para quadros cardiovasculares e neurológicos, além de repercussões comportamentais bastante negativas.

No contexto multidisciplinar, os vários profissionais envolvidos poderão avaliar os sinais e sintomas a partir dos aspectos clínicos e físico dos pacientes. A correta avaliação evitará complicações futuras e terá condições de melhorar a qualidade de vida do paciente.

O odontopediatra, por exemplo, poderá identificar a dificuldade respiratória da criança a partir de aspectos físicos da estrutura facial que começam a apresentar comprometimento em seu desenvolvimento. Existem aparelhos específicos que auxiliam na respiração, na mordida correta, no desenvolvimento orofacial e assim por diante. Cada profissional irá detectar um determinado problema de acordo com sua área de atuação.

Por isso, é tão importante manter consultas periódicas, nem sempre o problema deixa tão óbvio qual profissional está mais bem qualificado para identificá-lo. Neste momento, procurar um profissional gabaritado, com experiência comprovada, fará toda diferença na qualidade de vida do paciente.

26 visualizações0 comentário
bottom of page