Buscar
  • Equipe Odontolopediatra Dra. Eliane Garcia |

Medicina integrativa: práticas que auxiliam a saúde bucal


A Medicina Integrativa é a prática que visa tratar o paciente como um todo, relacionando o corpo, a mente e o espírito. Seu foco é na relação entre todos os órgãos do corpo humano e não no tratamento da doença unicamente no ponto onde ela se manifestou. Além disso, combina diferentes técnicas de tratamentos e integra os mais variados profissionais. Algumas práticas são amplamente utilizadas e demonstram serem efetivas na melhora de diversos aspectos relacionados a todo o corpo humano, inclusive na saúde bucal.

PRINCIPAIS TÉCNICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES À SAÚDE BUCAL

FLORAIS

Os florais são capazes de diminuir a carga de ansiedade, normal ao paciente odontológico, principalmente crianças. Esta técnica auxilia também no abandono de hábitos prejudiciais à saúde bucal, como chupar o dedo, chupeta entre outros. Não há contraindicação, porém, é importante consultar um homeopata ou terapeuta holístico para que este receite o floral mais adequado ao paciente.

ACUPUNTURA

Provoca uma estimulação dos neurotransmissores, potencializando a atuação do sistema imunológico, auxiliando nos processos anti-inflamatórios. Além disso, visa o equilíbrio físico e mental do paciente e consequentemente seu não adoecimento.

HIPNOSE

Na odontologia, a hipnose se mostra eficaz no controle da ansiedade, ajuda a diminuir sangramentos e a salivação, facilitando o tratamento pelo qual o paciente está sendo submetido. Apesar de poucos saberem, esta é uma técnica que possui embasamento científico.

LASERTERAPIA

Possui efeito analgésico e anti-inflamatório, podendo ser utilizada em todas as especialidades odontológicas.

ANTROPOSOFIA

Filosofia que trata do ser humano como um todo e estimula a autocura.

HOMEOPATIA

Uma das mais conhecidas técnicas de tratamento alternativo, a Homeopatia colabora nos tratamentos orais, tanto no pré quanto no pós-operatório. É bom lembrar que o profissional precisa estar qualificado para receitar este medicamento.

#medicinaintegrativa #terapias #saúdebucal

65 visualizações0 comentário