top of page

Por oue é preciso trocar a escova de dentes a cada 3 meses? Entenda a importância desse hábito para a saúde bucal

  • Foto do escritor: Equipe Dra. Eliane Garcia
    Equipe Dra. Eliane Garcia
  • há 4 minutos
  • 2 min de leitura


A escova de dentes é uma grande aliada na manutenção da saúde bucal. Mas você sabia que, para ela cumprir bem sua função, é essencial que esteja em bom estado? Por isso, dentistas recomendam que a escova seja trocada a cada três meses — ou até antes, caso as cerdas estejam desgastadas.


Mas, afinal, por que essa troca periódica é tão importante? Confira abaixo os principais motivos e os benefícios desse cuidado simples, mas essencial para sua saúde.


Desgaste das cerdas compromete a eficiência


Com o uso diário, as cerdas da escova começam a se desgastar, entortar e perder a rigidez. Quando isso acontece, a escovação deixa de ser eficiente, principalmente nas regiões de difícil acesso, como entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Isso favorece o acúmulo de placa bacteriana, que pode levar a cáries, tártaro e inflamações gengivais.


Acúmulo de micro-organismos


Com o tempo, a escova de dentes se torna um ambiente propício para a proliferação de bactérias, fungos e até vírus. Mesmo realizando a higienização correta da escova após o uso, a umidade do ambiente do banheiro contribui para esse acúmulo de micro-organismos. Uma escova contaminada pode, inclusive, agravar problemas de saúde bucal e até sistêmica.


Prevenção de problemas na gengiva


Cerdas gastas ou deformadas não apenas limpam pior, como também podem agredir a gengiva, provocando machucados, retrações gengivais e sensibilidade dentária. A troca regular ajuda a manter a escovação mais suave, porém eficiente, protegendo os tecidos gengivais.


Mais eficiência na remoção da placa


Estudos mostram que escovas novas removem muito mais placa bacteriana do que escovas velhas ou desgastadas. Ou seja, trocar a escova regularmente é uma forma prática e barata de melhorar a eficácia da sua higiene bucal.


Dicas extras:


  • Sempre observe o estado das cerdas. Se estiverem abertas antes de 3 meses, antecipe a troca.

  • Após gripes, resfriados ou infecções na boca, também é recomendado substituir a escova para evitar reinfecções.

  • Guarde sua escova em local seco e arejado, longe do vaso sanitário, para minimizar a contaminação.

  • Opte sempre por escova de cerdas macias e cabeça pequena.


Sua saúde bucal agradece!


A troca periódica da escova de dentes é um hábito simples, de baixo custo, mas que faz toda a diferença para garantir um sorriso bonito, saudável e livre de problemas. Combine esse cuidado com o uso do fio dental, enxaguantes bucais e visitas regulares ao dentista para manter sua saúde bucal em dia!

 
 
 

Comments


Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia Funcional

Av. São Sebastião, 2968, Quilombo | Cuiabá-MT |  WHATSAPP (65) 98479-9055 | FIXO (65) 3649-6358

bottom of page