Buscar
  • Equipe Dra. Eliane Garcia

Sinusite e dor de dente: entenda esta relação


Algumas vezes, determinadas dores que sentimos, em qualquer parte do corpo, até mesmo nos dentes, podem ser uma dor reflexiva, ou seja, o problema está localizado em outro lugar e não onde a dor é sentida.

É o que pode acontecer quando uma pessoa está com sinusite e passa a sentir dores de dente, mesmo que estes estejam completamente saudáveis.

O fato é que assoalho do seio maxilar, onde ocorre acúmulo de muco em caso de sinusite, fica muito próximo às raízes dos molares superiores. Um sinal de alerta para identificar o problema é que a dor costuma piorar quando há movimentação da cabeça e no movimento de abaixar e levantar.

Para diagnosticar o problema, o profissional pode realizar uma radiografia e ainda realizar alguns testes para identificar possíveis infecções.

É importante entender que as dores de dente geralmente são causadas por problemas dentais mesmo, por isso a necessidade do acompanhamento periódico ao dentista. Vale aqui ressaltar a importância do preparo e experiência do profissional. Quanto mais experiente for o profissional, mais apto ele estará para diagnosticar corretamente os diversos problemas relacionados direta ou indiretamente à dentição, evitando diagnósticos equivocados e tratamentos desnecessários.

Cabe ao dentista encaminhar o paciente ao profissional mais indicado ao tratamento, auxiliando o paciente nos primeiros cuidados.

FICA A DICA

- Procure sempre um profissional qualificado, apto ao correto diagnóstico e tratamento; - Não se automedique. O problema pode nem ser o que está parecendo; - Dores de dentes precisam ser investigadas o quanto antes. Infecções não tratadas podem causar danos irreparáveis;

#sinusite #dordedente #saúde #cuidados

1,016 visualizações0 comentário