• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

CONHEÇA A RELAÇÃO ENTRE EROSÃO DENTÁRIA E O REFLUXO

O QUE É A EROSÃO

É a perda de estrutura dental por meio de um processo químico de ataque ácido, ou seja, um desgaste do dente. Neste processo não há bactérias envolvidas. Por ser desencadeada pela presença de ácidos, este processo acaba sendo comum em crianças com refluxo gastresofágico.

O QUE É O REFLUXO

Refluxo Gastroesofágico (RGE) é a volta invonlutária do conteúdo do estômago para o esôfago. Em bebês, é mais comum ocorrer o refluxo fisiológico, relativo à falta de maturidade do sistema digestivo.

Já em crianças maiores, o refluxo geralmente é patológico, a criança muitas vezes não vomita, mas fica irritada, tem sono agitado e a alimentação é motivo de inquietação.

PROBLEMAS

O desgaste causado pela erosão pode levar à exposição da dentina (tecido abaixo do esmalte e que é menos resistente), causando sensibilidade dentária, caracterizada por pontadas de dor durante o consumo de alimentos quentes, frios ou doces. O refluxo é normalmente diagnosticado pelo médico, porém, o dentista, ao perceber a erosão nos dentes, poderá encaminhar o paciente ao profissional responsável, normalmente um gastroenterologista.

Ambos os problemas – refluxo e erosão dentária - precisam de tratamento rápido, pois podem causar sérios danos à saúde. Vale lembrar que a erosão dentária não é só causada pelo refluxo. O consumo de alimentos ácidos, principalmente bebidas, vão desencadear este processo químico.

O QUE FAZER

Primeiramente é preciso descobrir a causa do refluxo, que muitas vezes pode estar associado a complicações respiratórias e/ou otorrinolaringológicas. Um profissional qualificado deve fazer o diagnóstico e proceder com o tratamento. Igualmente, deve-se tratar os problemas decorrentes do refluxo, como a erosão dentária. O dentista poderá lançar mão do uso de selantes ou até mesmo de restaurações, quando o problema for maior. De qualquer forma, prevenir a erosão é o melhor caminho, neste caso, devem-se evitar o consumo de bebidas ácidas, principalmente.

FICA A DICA

- Não ofereça bebidas ácidas às crianças ou, ao menos, diminua a frequência. - Quando não for possível evitar a bebida ácida, ofereça-a com um canudinho, assim o contato com os dentes será menor. - Ensine a criança que não se deve manter ou agitar bebidas ácidas dentro da boca. - Algumas modificações em bebidas ácidas podem ter o seu poder de erosão reduzido, como adição de cálcio suco de laranja, converse com seu médico ou dentista. - Use uma escova de dentes macia e creme dental com baixo agente abrasivo. - Enxágue a boca da criança com água depois de tomar uma bebida ácida. - Comidas gordurosas, frituras, salgadinhos e condimentos industrializados também são contraindicados.