Quando se usa aparelho ortodôntico, a higiene bucal precisa ser redobrada e também pensada na limpeza do aparelho. Para isso, existem escovas específicas.
As escovas comuns não conseguem limpar todas as áreas das peças que compõe o aparelho, como os “bráquetes”, aqueles “quadradinhos” que são fixados nos dentes. A correta higiene é necessária para evitar inflamações e outras complicações que podem interferir não só na saúde bucal, mas no resultado do tratamento.
Escovas macias e a escova interdental ou unitufos devem ser utilizadas a fim para facilitar o acesso às regiões mais difíceis de serem alcançadas. O movimento da escova deve abranger toda a superfície abrangendo a linha da gengiva até a ponta do dente em um movimento de varredura.
O fio dental deve ser usado todos os dias! Como o aparelho dificulta seu uso, é preciso utilizar um passador de fio ou o fio dental com a extremidade rígida, própria para o uso em aparelhos ortodônticos.
Já os aparelhos móveis devem ser higienizados com os produtos específicos, hoje eles podem ser encontrados em cápsulas, pastilhas e líquidos próprios. Além disso, nunca se deve guardar o aparelho em guardanapos, em cima da mesa etc. Use a caixinha própria para isso e mantenha-a higienizada.
Além dos cuidados redobrados com a higiene, alimentos mais duros devem ser evitados, para não forçar e descolar os bráquetes, o que pode atrasar o tratamento. Bebidas açucaradas também devem ser evitadas, pois como a higienização se torna mais difícil, abusar do açúcar e de refrigerantes dará maiores chances de desenvolver cáries no esmalte dos dentes.
ALIMENTOS PARA SE EVITAR:
- Pipoca - Balas - Refrigerantes - Carnes com ossos - Pé de moleque
Os pais devem ficar atentos à higiene bucal da criança e adolescente, assim como de sua alimentação.
Da mesma forma, as consultas de manutenção devem ser rigidamente cumpridas. As sessões valem para tanto parelhos fixos quanto para os móveis.