top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

Nascimento dos primeiros dentinhos: mitos e verdades

Atualizado: 22 de out. de 2021


Seu bebê está crescendo rápido e muitas transformações estão acontecendo ao mesmo tempo, não é verdade?

Não só os dentinhos do seu bebê estão nascendo, mas ele também talvez já consiga ficar sentado sozinho, seus movimentos são mais controlados e seu paladar está experimentando novos sabores além do leite materno! Ufa, são tantas coisas!

Dentre todas essas novidades, a que mais se evidencia é o nascimento dos primeiros dentinhos. Isto porque muitos pais associam vários sintomas a este acontecimento. Alguns procedem, já outros, não.

Como dissemos acima, é uma fase de muitos acontecimentos! Inclusive para o sistema imunológico do bebê!

A cada dia, o bebê entra em contato com novos micro-organismos. Pode ser até mesmo que ele já frequente uma creche, e aí esta situação é mais frequente ainda! De qualquer forma, tudo é novo para o seu corpinho ainda frágil. É por isso, que nesta fase, as febres são tão comuns, ela é uma defesa do organismo.

Aí é que entra uma pergunta: o nascimento dos dentes é uma patologia ou mesmo um corpo estranho? Obviamente que não! Por isso, a febre não pode ser associada ao nascimento dos dentinhos.

ENTÃO O QUE PODE REALMENTE ACONTECER QUANDO OS DENTINHOS ESTÃO PARA NASCER?

Os bebês sentem muita necessidade de levar algo à boca, e isso faz parecer que está coçando, e para amenizar esta sensação, os mordedores estão muito bem indicados para esta fase. Lembrando que eles precisam ser adequados à idade, atóxicos e estarem bem limpinhos. Se forem gelados, é melhor ainda!

Por conta de levar à mão ou o mordedor à boca muitas vezes, é normal que o bebê babe muito! Há um aumento natural da produção de saliva, este é outro sintoma.

O reflexo da deglutição ainda está em desenvolvimento e o hábito da chupeta e mamadeira podem atrapalhar esse momento, fazendo a musculatura exercer funções alteradas, de modo que o bebê não consiga deglutir na mesma proporção da produção da saliva.

O bebê também poderá recusar temporariamente algum alimento que ele já esteja habituado, e isso pode ser associado a erupção dos dentes, mas isto também pode acontecer simplesmente porque os bebês mudam constantemente!

A diarreia também é outro sintoma associado ao nascimento dos dentinhos, mas que, na verdade, acontece devido à contaminação de objetos que são levados à boca o tempo todo.

Outra questão que pode ser observada pelos pais é que a gengiva pode parecer estar inchada, mas na verdade é somente o aumento de volume porque o dente está nascendo.

Vale ressaltar que o nascimento dos dentinhos não causa dor! No máximo, um desconforto! E como o bebê não está acostumado a isso, pode ser que aparente que ele está com dores, já que ele normalmente só se comunica pelo choro.

Existem no mercado algumas pomadas para esta fase, porém, elas não são indicadas!

Dificilmente os pais conseguem aplicá-las no lugar o tempo suficiente para que elas realmente façam o efeito desejado, que seria o de uma leve anestesia. Além disso, o bebê provavelmente irá engoli-la, podendo provocar amortecimento da garganta e uma sensação ruim para o bebê e até mesmo dificuldade de engolir. Nunca utilize nenhum medicamento sem a prescrição de uma profissional da saúde qualificado!

É uma fase onde é preciso o uso intensivo de muito carinho e paciência! Logo tudo passa e volta à normalidade!

E agora que ele já tem dentinhos, a consulta com o Odontopediatra é ainda mais necessária! Não deixe de fazer o acompanhamento e manter a saúde bucal do bebê.

Lembrando que, se o seu bebê apresentar febre persistente, por mais de 3 dias, é preciso consultar rapidamente um especialista. Febres passageiras podem ser um sinal de simples defesa a um micro-organismo inofensivo ou até mesmo de uma séria complicação, mas que não está, de forma alguma, associada ao nascimento dos dentinhos!

FICA A DICA

- Oferece mordedores para o bebê, atóxicos, limpos e apropriados para a idade.

- Consulte um Odontopediatra regularmente.

- Não medique o bebê sem prescrição.


138 visualizações0 comentário
bottom of page