top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

Macroglossia: o crescimento anormal da língua

Atualizado: 4 de fev. de 2021


Trata-se de uma patologia que causa um crescimento anormal da língua, fazendo com que ela seja maior do que o esperado e que a cavidade bucal permite acomodar. Em contrapartida, mesmo línguas de tamanho normal podem se deparar com uma mandíbula pequena, fazendo com que a mesma não caiba na cavidade, mas neste caso trata-se de uma pseudomacroglossia.

Geralmente, os pais ou o profissional que acompanha a criança percebe o problema logo no nascimento da criança, pois sua língua se projeta para fora da boca e ela é, além de mais longa, mais espessa, ou após eventos inflamatórios causados por lesões, já que a relação língua e cavidade bucal não são apropriadas, causando estas lesões.

CAUSAS

A principal causa é congênita, ou seja, já nasceu com a pessoa, mas não necessariamente hereditária. Normalmente, se desenvolve pela presença de um tumor benigno. Crianças com síndrome de Down apresentam esta patologia em grande parte dos casos.

CONSEQUÊNCIAS

Este crescimento expressivo da língua pode trazer prejuízos à criança, tais como comprometimento na fonação, respiração, sucção e deglutição. Ou seja, a criança terá problemas para se comunicar, poderá ter comprometida o desenvolvimento dos ossos da face e ainda apresentará problemas para se alimentar.

A saúde bucal pode sofrer com o desenvolvimento de uma má-oclusão, causada pelo afastamento entre os dentes e má posição dos dentes.

Além disso, podem ocorrer infecções, salivação excessiva e respiração bucal, o que levará a um quadro de boca seca e consequente tendência a outros problemas bucais.

DIAGNÓSTICO

Geralmente é clínico, podendo o profissional solicitar exames complementares como análise de sangue e exames de imagem.

TRATAMENTO

O tratamento mais comum é a remoção do tumor, ou seja, a causa do problema, além de retirada de parte da língua para que ela fique no tamanho normal. Além do tratamento cirúrgico, é necessário um acompanhamento multiprofissional precoce, que deverá contar com fonoaudiólogo, que atuará na qualidade da fala e com o odontopediatra, que atuará na correção da posição dos dentes.

2.384 visualizações0 comentário
bottom of page