Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

O QUE FAZER QUANDO OS BEBÊS QUEBRAM OS DENTES?


Apesar das fraturas dentárias serem mais comuns em crianças que já andam, bebês também podem sofrer algum tipo de acidente e terem os dentes fraturados. Quando isto acontece, é normal que os pais fiquem muito preocupados com os procedimentos que serão adotados para que o problema seja resolvido.

MAS QUANDO É INDICADO UMA RESTAURAÇÃO?

No caso de fraturas, o tratamento restaurador tem como objetivo principal proteger o esmalte e a dentina, restabelecer a adequada função e manter a segurança da saúde bucal da criança.

A questão maior a ser discutida é a comportamental. Uma criança muito pequena não está pronta para colaborar com o tratamento e provavelmente irá se assustar, pois o processo pode envolver ter que deixá-la imóvel e uma possível sedação. O risco de causar um trauma na criança é grande, tornando o problema ainda maior. Portanto, se o problema não causa comprometimento com a saúde bucal e a criança não apresenta dor, o melhor é deixar que a criança cresça até que ela esteja apta a entender e colaborar com o profissional, para então o problema ser resolvido.

A avaliação do Odontopediatra e a realização de exames radiográficos complementares para avaliar se houve algum comprometimento radicular é que irá determinar o diagnóstico e uma possível indicação. Portanto, quando um acidente deste tipo acontece, o ideal é buscar ajuda profissional assim que possível, não só em relação à saúde bucal, mas também de outros profissionais que possam avaliar a extensão do problema.

CASOS EM QUE SE DEVE SER FEITA A RESTAURAÇÃO:

• Quando apresentar alterações significativas na oclusão (mordida). Neste caso, a mastigação será comprometida e consequentemente, a alimentação e o desenvolvimento ósseo (ainda que temporariamente); • Quando a parte fraturada do dente machuca a língua e a gengiva, já que a tendência é a criança levar a língua no dente fraturado; • Quando a fratura é grande o suficiente para expor a dentina, aumentando a sensibilidade e causando dor para a criança.

FICA A DICA:

• Procure o Odontopediatra o mais rápido possível, e faça os exames radiográficos solicitados. • Se possível, guarde o pedaço quebrado do dente e o entregue ao Odontopediatra, ele pode utilizá-lo na restauração; • Observe a criança e veja se ela não apresenta algum outro sintoma devido ao acidente. Não demore para procurar ajuda caso perceba algo diferente; • Dê muito carinho à criança, em situações assim, ela provavelmente estará muito assustada.

Gostou do nosso texto? Que tal compartilhar para que mais pessoas também tomem conhecimento do assunto? :D

#fraturadedente #dentequebrado #bebês #restauração

55 visualizações0 comentário