• Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

AS 10 DICAS MAIS ACESSADAS DE 2018!

Em uma espécie de retrospectiva, reunimos as dicas dos 10 posts mais acessados em 2018! Assim, você poderá rever os temais de maior interesse dos pais de pequenos quando o assunto é saúde bucal! Vamos lá?

CISTOS DE ERUPÇÃO

• Embora não aconteçam com tanta frequência, fazem parte de um desenvolvimento normal. Os pais podem e devem levar a criança ao odontopediatra, a fim de realizar o acompanhamento do nascimento de toda dentição e tranquilizarem-se frente às causas consideradas normais. A profilaxia é a melhor maneira de garantir que seu filho tenha uma boa saúde bucal.

ENXAGUANTE BUCAL – O USO EM CRIANÇAS

• Nunca substitua a escovação pelo uso do enxaguante. Somente a escovação correta é capaz de limpar os dentes de forma eficaz. E lembre-se: crianças devem ter sua escovação supervisionada por um adulto.

ANESTESIA DENTÁRIA NA CRIANÇA

• Mantenha um diálogo aberto com a criança e com o dentista.

• Escolha um profissional com experiência e qualificação.

• Converse com o dentista sobre os tipos de anestesia disponíveis e suas indicações.

ODOR NA RESPIRAÇÃO DA CRIANÇA: O QUE PODE SER?

• Participe ativamente da escovação da criança até os 10 anos.

• Complete a higiene com o uso de fio dental.

• Certifique-se que seu filho(a) está consumindo água suficiente.

FÍSTULAS

• Dê importância aos traumatismos dentários.

• Faça as radiografias solicitadas e siga as orientações recomendadas.

SINUSITE E DOR DE DENTE: ENTENDA ESTA RELAÇÃO

• Procure sempre um profissional qualificado, apto ao correto diagnóstico e tratamento.

• Não se automedique. O problema pode nem ser o que está parecendo.

• Dores de dentes precisam ser investigadas o quanto antes. Infecções não tratadas podem causar danos irreparáveis.

MORDIDA CRUZADA EM CRIANÇAS

• Amamentar o bebê exclusivamente no peito até os 6 meses. Este é o estímulo perfeito para o primeiro desenvolvimento da boca do bebê.

• A introdução alimentar deve ser feita de forma gradativa e incluir alimentos de texturas variadas, nunca uma alimentação homogênea. Com o passar do temo, alimentos mais fibrosos devem ser introduzidos.

• Não oferecer chupeta ou mamadeira à criança.

• Observar sua respiração. Procurar ajuda profissional se a mesma tiver ocorrendo pela boca.

MANDÍBULA RETRAÍDA

• Não ofereça mamadeiras e chupetas para a criança. Se não for possível, ofereça o mínimo possível. Estabeleça os momentos que a criança poderá fazer uso destes acessórios.

• Ao desmamar a criança, faça a transição direto para o copo, podendo ser com canudo ou sem. O copo de bico é tão prejudicial quanto a mamadeira.

• Observe se os lábios do seu filho ficam encostados.

MANCHAS ESCURAS NOS DENTES. O QUE PODEM SER?

• São causadas por bactérias que podem surgir ainda na infância. O cenário ideal é a ausência de qualquer bactéria. Para isso, uma boa higiene bucal é fundamental, além do acompanhamento contínuo com o odontopediatra.