top of page
Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia !

PROTETORES BUCAIS: SAIBA MAIS SOBRE SEU USO.


Fim de férias, crianças voltando às atividades escolares!

Se por um lado as brincadeiras em casa ou na rua acabam ficando mais amenas, as atividades esportivas realizadas na escola entram em cena. Ou seja, não é só nas férias as crianças ficam expostas aos pequenos e corriqueiros acidentes, que incluem um joelho ralado, uma testa roxa ou mesmo um dente quebrado!

Além das atividades físicas na escola, como o clássico futebol, a correria das crianças na saída e entrada da sala de aula é outro momento em que estes acidentes costumam acontecer. De uma forma geral, as crianças não têm paciência para aguardar sua vez quando ouve o sinal, quase todas se movimentam para o mesmo lugar, ao mesmo tempo! É neste momento que elas podem ser machucar. Aqui, a orientação dos pais e dos professores e as regras da escola, quando bem aplicadas, podem resolver o problema.

Porém, em relação ao esporte, a única coisa que irá ajudar a evitar os machucados – que podem até mesmo serem graves – são os equipamentos de proteção individual. As consequências de lesões traumáticas para as crianças e suas famílias são grandes, tanto devido à dor enfrentada pela criança, os efeitos psicológicos referentes ao tratamento, quanto no que diz respeito à estética e implicações econômicas.

Como nosso foco é a saúde bucal, vamos falar dos protetores bucais.

Estes protetores são muito eficientes para evitar os traumatismos dentários. É possível encontrá-los em farmácias e empresas que comercializam produtos ortopédicos e afins, ou mesmo, e ainda melhor, ser feito sob medida para a boca da criança pelo Odontopediatra, o que irá proporcionar um encaixe perfeito e mais conforto à criança. Eles podem, inclusive, ser coloridos e temáticos, o que motiva a criança ao uso do mesmo.

O ideal é consultar o Odontopediatra para entender melhor como é feito o protetor e conhecer as vantagens que ele oferece para a criança (e também para os adultos).

FICA A DICA

- Após o uso do protetor bucal, é preciso realizar a higiene com água morna e sabão, e guardar em um estojo próprio para este fim, que também pode ser fornecido pelo profissional.

26 visualizações0 comentário
bottom of page