Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

A DEGLUTIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA


Deglutição é o processo de enviar o bolo alimentar, o líquido ou a saliva da cavidade oral para o estômago.

A deglutição já se manifesta no feto desde a 12ª semana de gestação e continua se desenvolvendo até se tornar madura, quando ocorre erupção dos primeiros molares permanentes, iniciando-se assim os verdadeiros movimentos da mastigação. No começo, a deglutição é guiada pela relação sensorial existente entre os lábios e a língua e pela contração da musculatura facial, que ocasiona, entre outros fatores, na estabilização da mandíbula.

Quando surge a erupção dos dentes, o processo de mastigar é instintivamente iniciado, fase em que ocorre também o amadurecimento neuromuscular, a capacidade do bebê manter a postura de cabeça ereta e de manipular alimentos de diversas texturas. A deglutição madura normal é caracterizada pela ausência de atividade dos lábios e da bochecha e pela presença da contração dos músculos da mandíbula que levam à oclusão dos dentes e à acomodação da língua na cavidade bucal.

DEGLUTIÇÃO ATÍPICA

Ocorre devido a desequilíbrio entre a língua, lábio e músculos da bochecha, caracterizando-se por uma participação ativa da musculatura perioral. A deglutição atípica pode ocorrer devido a problemas neurológicos, respiração bucal, inflamações crônicas, aumento anormal da língua, mordida aberta, entre outros. Entre as características da deglutição atípica estão: lábios entreabertos quando em repouso, musculatura labial alterada, más oclusões, entre outras. A protrusão da ponta da língua durante a deglutição está algumas vezes associada com uma alteração da postura da língua. Neste caso, se um paciente tem uma postura de descanso da língua para frente, a duração dessa pressão, mesmo que muito leve, pode afetar a posição dentárias, vertical ou horizontalmente.

Língua aparece interpondo-se atrapalhando a deglutição

A língua aparece interpondo-se, atrapalhando a deglutição

TRATAMENTO

É necessário o trabalho de uma equipe multiprofissional: odontopediatra, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. A avaliação irá determinar o momento oportuno para a correção do problema. Poderão ser utilizados Aparelhos Ortopédicos Funcionais, placas reeducadoras e impedidoras – grade lingual – para auxiliar no tratamento. Quando a forma de deglutição é modificada ortodôntica ou cirurgicamente, adaptações favoráveis na atividade muscular podem colaborar com o ajuste na oclusão, caso esteja presente.

Gostou deste post? Compartilhe! :D

#deglutição

151 visualizações0 comentário