Buscar
  • Equipe Odontopediatria Dra. Eliane Garcia |

REVELADORES DE PLACA BACTERIANA: SAIBA MAIS SOBRE ELES!

Atualizado: Fev 4


Primeiramente, vamos entender de uma vez por todas o que é a placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental.

De uma forma simplificada, é uma camada – geralmente invisível a olho nu – que fica grudada ao dente e é formada por bactérias e restos de alimentos. Estas mesmas bactérias são as principais vilãs causadoras de cáries e gengivite (doença que causa a inflamação das gengivas). Quando a placa bacteriana não é removida – por meio da higienização diária dos dentes – ela se transforma em tártaro, que nada mais é do que a placa endurecida e mais difícil de ser removida.

Mesmo com uma ótima higienização bucal, todos temos placa bacteriana! Isto mesmo! Elas sempre estão presentes em nossa boca. Mas, com uma boa higienização, o ácido que elas produzem a partir dos alimentos que consumimos e que atacam nossos dentes, são eliminados e não causam maiores danos.

A maneira de eliminar a placa bacteriana é simples e amplamente divulgada: escovação, uso de fio dental, ingestão de pouco ou nenhum açúcar (o alimento preferido das bactérias) e a visita regular ao dentista.

Simples, não é mesmo?

Apesar disso, grande parcela da população ainda é acometida por doenças facilmente controláveis, porém negligenciadas.

Boa parte da população não cuida da maneira como deveria de seus dentes, incluindo crianças pequenas - dependentes de auxílio e a paciência constante de seus cuidadores - que muitas vezes não se interessam pela higiene bucal, cabendo aos adultos este incentivo. Como a placa bacteriana nos é invisível (na maioria das vezes), podemos nos enganar que nossos dentes estão realmente limpos ou que não há problema algum em pular uma higienização, vez ou outra.

Mas, e se a placa fosse colorida? Certamente a higienização bucal seria mais valorizada, não é mesmo?

Por isso, reveladores de placa têm se mostrado uma boa opção no trabalho de conscientização da importância da higiene oral, principalmente como motivação para os pequenos e também como auxílio aos usuários de aparelhos fixos, que apresentam alguma dificuldade em limpar todos os espaços.

Existem no mercado uma série de marcas e variações do revelador de placa e são geralmente encontrados em farmácias.

O corante responsável por deixar a placa colorida pode ser natural, proveniente de produtos com o urucum e o açaí, ou sintético, como a eritrosina. Em todos os casos, eles reagem com a placa bacteriana e a deixam com um tom rosado, evidenciando-a.

O dentista, ou Odontopediatra, no caso das crianças, poderá indicar o tipo ideal de revelador para cada caso específico, além de orientar na forma correta de sua aplicação, que pode ser feita no consultório ou em casa, mas sempre com o acompanhamento profissional.

#reveladordeplaca #placabacteriana

90 visualizações0 comentário