top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

A criança quebrou o dente de leite! O que fazer?


Em caso de acidentes (de leves a graves), o atendimento imediato é de extrema importância, já que pode evitar sequelas e melhorar o prognóstico do paciente.


Além dos problemas físicos que podem ocorrer, para o qual deve-se realizar os corretos exames (de acordo com a dimensão do problema) e o devido tratamento, é importante se atentar ao lado emocional da criança.


Durante o atendimento inicial em traumas dentários, onde está, a princípio, descartados outros problemas de maior gravidade, o Odontopediatra irá realizar exame clínico e radiográfico (se necessário) para traçar um diagnóstico e plano de tratamento. Dependendo do caso, o paciente será encaminhado para outro especialista, como neurologista, ortopedista, fisioterapeuta, entre outros.


Existem vários tipos de traumatismos possíveis, desde os mais simples, no qual apenas o tecido superficial é atingido, até os mais complexos, como a perda parcial ou total do dente (avulsão dentária), ou ainda o traumatismo de dentes que ainda não erupcionaram.


Depois de avaliado o caso, o profissional irá determinar o tratamento, que poderá ir desde uma simples aplicação de medicação tópica, colocação de próteses para manutenção dos espaços, visando a permitir o crescimento correto do arco dentário ou ainda processo cirúrgico.


O tratamento precoce é capaz de evitar complicações, “salvar” dentes e ainda assegurar o bom desenvolvimento a longo prazo. Os pais devem ficar especialmente atentos ao escurecimento dos dentes permanentes, que pode ser sinal de necrose e deve ser prontamente avaliado pelo odontopediatra.


ORIENTAÇÕES BÁSICAS


A criança deve manter a região afetada limpa e em repouso, evitando morder na região e o uso de chupetas e mamadeiras, que podem piorar o quadro. A área afetada deve ser limpa com gaze e água oxigenada 10 volumes, caso a escovação não seja possível.


No caso de avulsionamento (que é quando o dente é completamente deslocado do alvéolo) a recomendação é manter o dente no local de origem, até o atendimento profissional.

O profissional irá avaliar a necessidade medicamentos e fazer a prescrição.



195 visualizações0 comentário
bottom of page